8º Encontro de Secretários Executivos 2014

Secretários executivos de 85 sindicatos de indústria filiados à FIESC participam de encontro nos dias 3 e 4 de Abril de 2014, em Florianópolis, para debater estratégias para alavancar a gestão dos sindicatos e o papel dos executivos nesse processo. Na abertura do evento, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou o esforço da instituição para melhorar o ambiente institucional e para elevar o número de trabalhadores qualificados. Para isso, pediu o apoio dos sindicatos. "Nosso trabalho depende essencialmente da contribuição que os sindicatos podem dar. Quero pedir muito trabalho e dedicação. Na FIESC, temos um dono, que é a indústria de Santa Catarina. É a ela que devemos responder, atendendo com eficiência e agilidade", afirmou.

(foto: Heraldo Carnieri)

O presidente da FIESC também falou de outros dois eixos de atuação da entidade, que são a qualidade de vida e a tecnologia e inovação. "Temos muito bem definido qual tem sido e qual será nossa caminhada nos próximos anos: educação, desenvolvimento da indústria e saúde e segurança do trabalhador. Tudo isso está interligado com a educação. Um trabalhador com um nível de escolaridade melhor é mais saudável, produtivo, sujeito a menos acidentes, tem qualidade de vida melhor para sí e sua família. Queremos ir um pouco mais além, e com nosso trabalho, chegar à família do trabalhador catarinense", afirmou.

Ainda em relação à educação, Côrte lembrou que 1,3 mil indústrias já aderiram ao Movimento A Indústria pela Educação. "Com elas estamos construindo um currículo para atender as demandas. Queremos prestar serviços demandados pela indústria. O nosso trabalho tem que refletir as necessidades do setor. Por isso, a participação dos sindicatos é muito importante. Estamos bastante focados na questão da educação", ressaltou.

No encontro também foi apresentada a campanha que tem o objetivo de valorizar os sindicatos e de prospectar novos associados ao quadro atual. A campanha integra o Programa Associativo pela Competitividade da Indústria, que a FIESC lançou em fevereiro. A iniciativa integra mais de 200 ações e prevê o atendimento a 1,5 mil indústrias.

(foto: Heraldo Carnieri)

Neste ano o evento teve sua dinâmica alterada, sendo os participantes divididos em duas turmas. Enquanto uma turma participava do Curso "O papel do Executivo na Superação dos Desafios do Sindicato" ministrado pelo Sr. Marcelo Lomenino, Consultor da CNI.

(foto: Heraldo Carnieri)

A outra turma participava da "Mesa Redonda - Gestão Sindical Eficiente: Como alavancar a gestão do Sindicato?" em que foram debatidos os caeses do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso - SIMNO apresentado pelo Sr. Valdinei Bento dos Santos e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio do Sul - SIMMERS pelo Sr. Aldo Kaestner e mediado pelo mediador da CNI Sr. Paulo César Ferreira.

(foto: Heraldo Carnieri)

O evento contou com a participação de 60 participantes representando 85 Sindicatos das Indústrias de treze das quinze vice-presidências regionais da FIESC espalhadas por Santa Catarina.

Fotos do evento: Acesse aqui.

Apresentações:

Boas-Vindas 8º Encontro de Secretários Executivos

Modelo FIESC de relacionamento com a Indústria

Case - Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso - SIMNO

Case - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio do Sul - SIMMERS

Carta da Indústria