Dia do Empresário da Indústria da Região Oeste

O Dia do Empresário da Indústria da Região Oeste realizado em Chapecó no dia 25 de julho é uma das ações do Plano de Desenvolvimento Associativo - PDA e contou com a presença aproximadamente 300 participantes, representados por 8 sindicatos patronais(Sindicato Da Indústria Madeireira e Moveleira Do Vale Do Uruguai, Sindicato das Indústrias Metalúrgica, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó, Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste, Sindicato das Indústrias de Olaria de Cerâmicas Para Construção de Mármores e Granitos de Chapecó, Sindicato Das Indústrias Do Material Plástico e Artefato de Borracha do Oeste Catarinense, Sindicato da Construção Civil da Amai de Xanxerê, Sindicato Metal Mecânico e de Material Elétrico de Xanxerê, Sindicato da Indústria do Alimento do Oeste Catarinense) e a Vice-Presidência da região Oeste.

Participantes do Evento
Foto: Frank Nicodem

Com o objetivo de promover a integração dos empresários da indústria da região por meio do debate sobre a gestão tributária como forma de competir no mercado e apresentar ao setor o papel dos sindicatos e da Federação em defesa da competitividade da indústria.

A abertura do evento foi realizada pelo Sr. Waldemar Schmitz que assinalou que o setor industrial precisa de mudanças e, para que o Brasil entre nos trilhos do desenvolvimento é fundamental que as propostas discutidas cheguem a Brasília.

Sr. Waldemar Schmitz
Foto: Dami Radin

O presidente do Sistema FIESC, Glauco José Corte incentivou os empresários a reivindicarem melhorias junto ao Governo Federal. Reiterou que em todas as empresas visitadas por ele, as reclamações não eram advindas da crise econômica, mas sim das condições desfavoráveis ao setor como carga tributária, infraestrutura, logística, entre outras. Afirmou que os empresários catarinenses estão cada vez mais determinados e querem continuar investindo, no entanto, para que isso aconteça, precisam buscar mecanismos que incentivem o desenvolvimento.

Sr. Glauco José Corte
Foto: Dami Radin

Na visão do diretor de relações industriais da FIESC, Henry Quaresma, a manifestação será fundamental para aumentar a competitividade e a segurança da economia regional.

Sr. Henry Quaresma
Foto: Dami Radin

A programação do evento contou com talk show com os empresários Fernandes Andretta (sócio administrador da empresa Perfiaço), Márcio Vaccaro (diretor-presidente da empresa Rafitec S/A Indústria e Comércio de Sacarias) e o presidente do Sinduscon/Oeste José Brill Wolff (sócio proprietário da JBW Construções).

Talk show
Foto: Dami Radin

Após o talk show com os empresários foi realizado a palestra âncora com o empresário Vicente Sevilha, consultor da CNI, que abordou o tema "A Gestão Tributária Como Forma de Competir no Mercado". O intuito da palestra foi mostrar a importância do empresário se envolver na gestão tributária da sua empresa e conhece-la para aumentar a competitividade.

O encerramento do evento foi com uma Rodada de Negócios envolvendo as entidades do Sistema FIESC( SESI, SENAI, CIESC e IEL) e os 8 sindicatos patronais da região.

O evento teve uma grande repercussão no setor industrial da região e a avaliação feita por parte dos participantes indicou grande satisfação pelo modelo adotado.

A seguir disponibilizamos o clipping do evento e alguns vídeos, para assisti-los clique nas imagens:

Clipping do evento - Assessoria de Imprensa FIESC

Confira as fotos do Evento em nossa conta do Flickr