Fiesc

TIC aposta em recursos humanos para crescer em Santa Catarina

A+ a-
Publicado em: 10/10/2014
TIC aposta em recursos humanos para crescer em Santa Catarina
"Esta é uma área muito promissora para o Estado, que precisa de técnicos e profissionais qualificados", afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. (Foto: Fábio Almeida)

Florianópolis, 10.10.2014 - As áreas de recursos humanos e desenvolvimento de talentos são as que mais sugestões receberam na rota estratégica de crescimento para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em Santa Catarina. Das 290 ações sugeridas no documento, 72 estão concentradas nestes tópicos. A rota foi lançada nesta sexta-feira (10) e integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

A rota foi desenvolvida com base em estudos feitos por uma equipe de mais de 70 profissionais, entre doutores, mestres e especialistas no setor. O material foi ainda apresentado a industriais e executivos, que validaram as informações sobre o cenário atual e elaboraram as visões de futuro para o segmento em 2022.

"Esta é uma área muito promissora para o Estado, que precisa de técnicos e profissionais qualificados. Temos um sistema universitário forte e descentralizado, o que favorece o crescimento deste setor", afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Além de recursos humanos e desenvolvimento de talentos, outras áreas que concentram um grande número de sugestões de iniciativas são as de legislação, política pública e tributos, com 44, e cultura colaborativa e pesquisa, desenvolvimento e inovação, com 33.

"Dependemos muito da regulamentação do governo federal nessa área. Precisamos de mais flexibilidade e estímulo a novos investimentos, que são expressivos no segmento da TIC", ressaltou Côrte.

O documento mostra que, em Santa Catarina o setor está altamente concentrado em software e serviços de TI, com 76% dos estabelecimentos e 80% dos empregos. O subsetor de telecom tem 17% das empresas e 10% dos trabalhadores e o de equipamentos soma 7% e 10%, respectivamente.

Segundo o levantamento, o acesso das indústrias catarinenses a linhas de fomento à pesquisa e inovação no segmento está abaixo do observado nos Estados vizinhos. Para o diretor da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, uma importante ação a ser tomada pelo programa é a articulação para o alinhamento dos projetos das empresas e das linhas de pesquisa oferecidas com as tendências de futuro para o setor.

O mesmo trabalho de construção da rota de crescimento está sendo realizado em outros 15 setores produtivos catarinenses: agroalimentar, bens de capital, celulose e papel, cerâmica, construção civil, economia do mar, energia, indústrias emergentes, meio ambiente, metalurgia e metal mecânica, móveis e madeira, produtos químicos e plástico, saúde, têxtil e confecção e turismo.

Histórico - Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos "portadores de futuro" em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisas, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. E agora, com o lançamento das rotas estratégicas que comporão o Masterplan, tem início a terceira etapa do PDIC 2022.

A apresentação das rotas estratégicas do PDIC tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação Diários do Interior Santa Catarina (ADI SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (AdjoriSC) e do Sindicato as Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor-SC).

 


Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiescnet.com.br



Faça o download dos arquivos

Agenda

Sem eventos - Em breve nossa agenda será atualizada.

Termômetro da Indústria

Nenhum indicador encontrado