Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 223  |  06.07 até 13.07.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SENAI amplia oferta de materiais de referência certificados


Materiais de Referência Certificados contém uma concentração conhecida do elementos de interesse em uma análise (Foto: SENAI Chapecó)
A rede de laboratórios do SENAI de Santa Catarina ampliou a oferta de produtos de serviços técnicos e tecnológicos a partir do desenvolvimento de 10 novos Materiais de Referência Certificados (MRC's) para análises físico-químicas e microbiológicas, de alimentos e água. Com isso, a unidade do SENAI em Chapecó passou a oferecer 23 Materiais de Referência Certificados, que contém uma concentração conhecida do analito (elementos de interesse em uma análise) e que são utilizados como referência por outros laboratórios.

A ampliação contou com recursos do projeto "Desenvolvimento de novos Materiais de Referência Certificados para Físico-Químico e Microbiologia de Alimentos e Água", do 5º Edital de Projetos do SENAI. Com o projeto, também foi possível a implementação do laboratório de Biologia Molecular, que oferece serviço de tipificação de microrganismos (fenotipagem e genotipagem) e a modernização da estrutura laboratorial do SENAI em Chapecó. Através da ampliação do leque de serviços, a unidade de Chapecó pôde atender a demanda apresentada pelos laboratórios que são clientes do Provedor de Ensaios de Proficiência, atendendo 23 laboratórios nos 24 meses do projeto.

O Produtor tem um sistema de gestão da qualidade implementado, baseado na ABNT NBR ISO/IEC 17025 e os Materiais de Referência Certificados são desenvolvidos de acordo com as ISO Guias 30-35, através da utilização de padrões e matérias primas rastreáveis e uma estrutura de laboratórios com tecnologia de ponta.

Os Materiais de Referência Certificados são utilizados por laboratórios de análises, na calibração de instrumentos e validação de métodos de medição e também com a finalidade de garantir a qualidade dos processos e a confiabilidade das medições e resultados apontados.

"No Brasil existe escassez de produtores de Materiais de Referência Certificados nacionais para o setor de análises microbiológicas e físico-químicas em alimentos e água. Com esse projeto, o SENAI de Santa Catarina se consolidou como a opção com preço mais vantajoso e, ao mesmo tempo, com alta qualidade e fácil acesso aos laboratórios", explica Almeri Dedonatto, coordenador do projeto e diretor adjunto do SENAI em Chapecó.

Os novos Materiais de Referência Certificados oferecidos pelo SENAI em Chapecó são Proteína Bruta, Cloreto de Sódio, Lipídios e Resíduo Mineral Fixo (Cinzas), dentro da matriz úmida a base de carne; e Salmonella spp, Salmonella Pulorum, Salminella Enteritides, Salmonella Typhimurium, Staphilococcus aureus e Escherichia co, dentro dos materiais de microbiologia.

A unidade do SENAI em Chapecó oferece 177 serviços de metrologia nas áreas físico-química e microbiológica às empresas de todo o Brasil, por meio do Laboratório de Análise de Alimentos. Também atua como produtor de materiais de referência certificados para microbiologia e físico-química de alimentos (elaborando padrões para os laboratórios de ensaios) e como provedor de ensaios de proficiência (avaliando a qualidade dos laboratórios de análises, por comparações interlaboratoriais).

Os laboratórios de análises podem inscrever-se nas rodadas de ensaios de proficiência através do site www.sc.senai.br/pep.

Veja aqui todas as notícias

Última semana para se inscrever em cursos de educação do SENAI

TRT/SC diz que mínimo regional não vale em negociação coletiva

SESI/SC ajuda empresa na educação de trabalhadores

Cursos online orientam estudantes sobre o mercado de trabalho

Infraestrutura é fator crítico para desenvolvimento do Oeste

SENAI amplia oferta de materiais de referência certificados

Eficiência no processo de exportação é tema de workshop

Abertas inscrições para festival de música do SESI/SC

30 unidades do SENAI/SC vai oferecer cursos de qualificação

Capacidade instalada da Tractebel cresce 74% em 12 anos

Industriais conhecem ações para elevar a competitividade

Sindicatos de indústria terão capacitação sobre infraestrutura

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun