Newsletter do SENAI/SC - alunos e pais  |  Nº 2  |  Outubro/2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Trinta ocupações industriais estarão em disputa


Ocupações como de Robótica Lego (foto) estão relacionadas a profissões da área industrial (foto: SENAI São Miguel do Oeste)
Treze cidades catarinenses vão sediar provas da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional da América Latina, e receber os 112 melhores estudantes do SENAI no estado de Santa Catarina. E com isso a população poderá conhecer melhor novas opções de carreiras industriais.

As provas serão realizadas em Blumenau, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Luzerna, São José, São Bento do Sul, São João Batista e São Miguel do Oeste e serão abertas a visitação. Durante os três dias, a população das 13 cidades vai poder conhecer melhor a importância da educação profissional e escolher com mais certeza que profissão seguir. (veja as descrições abaixo). Os competidores da Olimpíada do Conhecimento têm como objetivo chegar ao Worldskills de 2013 (torneio mundial de profissões), que será realizado em Leipezing, na Alemanha, com a passagem intermediária em São Paulo, onde será realizada a etapa nacional.


Ocupações em disputa e as respectivas cidades-sede

Blumenau


Design da Moda
- Vestuário - O designer de moda considera as características dos usuários e das fábricas na elaboração de seus projetos. Na prova, os competidores elaboram croquis (desenhos de esboço), atuam com softwares, definem cartelas de cores e matérias-primas, criam o conceito de seu projeto e aplicam normas técnicas, tudo isso usando de muita criatividade.

Confecção de Roupas
- O profissional desenvolve modelagem de roupas, constrói ficha técnica, determina consumo médio de materiais, executa corte de tecido e costura peças . Na prova, os competidores planejam suas atividades, operam sistemas de modelagem informatizada, confeccionam peças piloto, calculam tempo necessário para produção e custo do produto e realizam acabamento.

Eletrônica Industrial
- Essa ocupação envolve manufatura, teste e solução de problemas em equipamentos eletrônicos. Os profissionais utilizam ferramentas manuais especiais, soldadores, aparelhos de medição e computadores. Também atuam na construção de protótipos antes da produção, manutenção e reparo de sistemas. Na prova, os competidores desenvolvem os hardwares (desenhando circuitos elétricos), realizam testes e solucionam problemas, programam sistemas embarcados, além de montar os componentes.

Construção em Alvenaria
- O profissional constrói paredes e outras estruturas utilizando tijolos, blocos de concreto ou cerâmicos. Ele é capacitado para preparar argamassas, construir paredes e partições, instalar isolamentos, cortar e aplicar e aplicar tijolos e blocos e ainda a reforçar estruturas.

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos
- Profissionais dessa área, além de placas cerâmicas, também aprendem a colocar mosaicos e pedras naturais em paredes. A prova envolve cálculos de ângulos e círculos, compreensão de desenho técnico, preparação de superfície, colagem adequada e rejuntamento.

Chapecó


Soldagem :
O soldador une componentes, estruturas, tubos, tanques e chapas. O profissional deve ser apto a compreender desenhos técnicos, padrões e marcações, aplicar os processos corretos de soldagem e conhecer as características dos materiais, sempre trabalhando de acordo com as normas de segurança. Na prova prática, os alunos precisam saber que corrente elétrica, pressão e modo de transferência de material usar.

Mecânica de Manutenção:
O profissional detecta, previne ou corrige falhas e defeitos em equipamentos ou sistemas industriais para manter sua confiabilidade, seguindo documentação técnica. A prova envolve conhecimentos e habilidades nas áreas de usinagem (para produzir peças de reposição), executar ajustes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, realizando desmontagem e montagem e utilizando instrumentos de medição. A prova também inclui a realização de manutenção preditiva (prediz o tempo de vida útil dos componentes).

Instalação Elétrica Predial:
O eletricista predial instala e realiza manutenções em edificações, trabalhando em rede de baixa tensão, de acordo com projetos e documentos técnicos específicos, normas técnicas e legislação brasileira em vigor. Na competição, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, por meio de um projeto-teste, em que realiza a instalação de equipamentos, ligações elétricas e de dados. Também deve ser capaz de realizar inspeção e testes.

Criciúma


Segurança do Trabalho:
Ocupação responsável por ações de prevenção, proteção e educação do trabalhador em seus ambientes de trabalho com o objetivo de evitar doenças e acidentes de trabalho. Também fazem parte das competências desse profissional a identificação do processo de produção das empresas, saber executar os procedimentos de segurança e de melhoria das condições de trabalho, em conformidade com as normas vigentes.

Tecnologia da Informação
: A profissão abrange utilizações avançadas dos pacotes de programas de escritório e gráfico, abrangendo as área de Processador de Documentos e criação de páginas para web, banco de dados, planilha eletrônica e apresentações gráficas.

São José/Palhoça:


Mecânica de Automóvel: Os profissionais dessa área devem entender o funcionamento dos sistemas elétricos, de injeção de combustível, transmissão e engrenagens, chassi e direção, freios, injeção de combustível e injeção de combustível. Na prova, o aluno se depara com 7 situações distintas, em que deve aplicar procedimentos de leitura e interpretação da reclamação do cliente, preparação do veículo, diagnóstico, revisão e/ou reparo.

Florianópolis

Mecatrônica: Esses técnicos desenvolvem sistemas de engenharia para a indústria de automação. A área envolve tecnologias mecânicas, pneumáticas, eletroeletrônicas e computacional. Técnicos em mecatrônica, projetam, constroem, mantém e reparam o equipamento automatizado e programam o sistema de controle do equipamento.
O profissional em mecatrônica instala, monta, repara e ajusta componentes de máquinas e gerencia o controle de sistemas, incluindo a programação.

Instalação e Manutenção de Redes PC: O profissional que efetua configuração, instalação e manutenção de recursos e sistemas locais e remotos de redes e o gerenciamento de segurança do ambiente computacional. Também administra ambientes computacionais, definindo parâmetros de utilização, implantando rotinas e projetos, controla os níveis de serviço dos sistemas operacionais e redes e presta suporte técnico no uso de equipamentos e programas.

São João Batista

Confecção de Calçados: O profissional dessa área deve ser capaz de ler e interpretar ficha técnica, identificar materiais empregados, fazer a extração das peças moldes, utilizar
sistemas informatizados, cortar, fazer a preparação e pesponto (costura) das peças do cabedal, utilizando equipamentos específicos.

Joinville

Tornearia a CNC: trata-se do processo utilizado para produzir peças e componentes metálicos cilíndricos, utilizando-se de máquinas controladas numericamente (tornos CNC). A partir de um desenho técnico, o operador deve desenvolver o programa CNC, definir as ferramentas de corte necessárias para fabricação, e trabalhar com tolerância máxima de 0,01 milímetros. Para isso, eles utilizam de sistemas de manufatura assistida por computador (CAM) ou interface. As peças fabricadas por este processo são utilizadas na indústria automotiva, aviação, aeroespacial e ainda de moldes e matrizes.

Mecânica de Precisão: seguir os minúsculos limites de tolerância de forma, posição e textura superficial especificados, de acordo com desenhos, projetos e normas técnicas fazem parte da rotina do profissional da área. Ele produz conjuntos mecânicos com elevado grau de complexidade e precisão através da fabricação, montagem e ajuste de peças, dispositivos e instrumentos. Ao longo e ao final do processo, a utilização de instrumentos de medição, verificação e controle ajuda a garantir a qualidade dos produtos.

Robótica Móvel: cabe ao profissional da área introduzir a robótica em processos produtivos, através da instalação e desenvolvimento de dispositivos acoplados ao robô móvel, desenvolvimento de softwares de controle, integração, comissionamento, além de realizarem as manutenções necessárias. Na prova, divididos em duplas, os alunos precisam realizar as tarefas propostas, que podem ser de programar o robô para passar por labirintos, identificar e coletar peças, transportar materiais, entre outros.

Panificação: nessa profissão, não se trata apenas de preparar massas doces, semi-doces e salgadas. É preciso saber planejar (realizando cálculos de produção e rendimentos), selecionar a matéria-prima, misturar/amassar corretamente, e ter a destreza na divisão, modelagem, fermentação e forneamento, sempre seguindo procedimentos técnicos de qualidade, produtividade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Tudo com a criatividade e harmonia para agradar paladares exigentes.

Confeitaria: É preciso muita prática para empregar talentos artísticos e habilidades gastronômicas e ser um bom confeiteiro. Profissionais da área criam uma variedade abundante de produtos (como bolos decorados, modelagem de marzipan e criação de peças decorativas), para todos os tipos de eventos. Na prova, são avaliados o sabor, o tamanho, textura, existência mínima de sobras, cumprimento de prazos e respeito a normas de higiene e segurança.

Metrologia Dimensional: Medir de maneira correta exige aplicar tecnologias, métodos, técnicas e procedimentos de medição, ensaios e calibrações que permitam a determinação e a configuração de um sistema de medição. Em sua rotina, os profissionais recorrem a documentos de referência e planilhas eletrônicas, bem como interpretam os resultados obtidos, calculam incertezas dos resultados e elaboraram documentos técnicos.

Jaraguá do Sul

Fresagem CNC -  o fresador CNC tem por objetivo o trabalho de fabricar peças em metal através da usinagem com centros de usinagem (ou Fresadoras CNC). A máquina lê as instruções ("G-code") e as transformam em comandos que controlam os movimentos da máquina-ferramenta (daí a sigla "Comando Numérico Computadorizado", ou CNC). O equipamento CNC é utilizado para a fabricação dos projetos-testes através da retirada de materiais. Para realizar as tarefas, existes diferentes caminhos e técnicas de fabricação;

Fresagem Convencional - Tal profissional é responsável por preparar, regular e operar máquina de fresa. O processo de usinagem denominado fresagem utiliza movimentos retilíneos ou rotativos para fabricar peças metálicas ou não, usando ferramentas de diversos materiais. Para isso regula e controla parâmetros de corte de peças de acordo com desenhos técnicos.

Mecânica Geral - ajustagem: Quem atua na área fabrica, ajusta, repara, instala peças e equipamentos em conjuntos mecânicos e dispositivos de usinagem e controle de precisão, baseando-se em desenhos e especificações técnicas. Os profissionais manuseiam instrumentos de medição, verificação e controle, realizam trabalhos manuais em bancada e em máquinas operatrizes tais como fresadora universal, torno mecânico horizontal, retificadora plana, furadeira de coluna e de bancada, de acordo com padrões especificados, projetos e normas técnicas.

São Bento do Sul

Marcenaria -  transformar madeira em um objeto útil ou decorativo. Esse o objetivo do profissional marceneiro. Mas, para isso, o profissional precisa saber trabalhar com madeira maciça, compensados, laminados de diferentes tipos, além de ferragens e acessórios. Na atividade, é preciso ter competência de leitura e interpretação de desenhos, conhecer técnicas de fabricação, fixação e montagem.

Luzerna

Desenho Mecânico em CAD -  o desenho de engenharia mecânica, mais especificamente o Desenho Auxiliado por Computador (CAD, em inglês) consiste na preparação de modelos gráficos, desenhos, textos, documentos e arquivos que contenham as informações necessárias à fabricação e documentação de peças e componentes. Para tanto, os "cadistas" devem utilizar os mais recentes padrões industriais e normas ISO.

Tornearia Mecânica - o torneiro mecânico é responsável por planejar e executar a usinagem de peças metálicas, não metálicas e compósitos, em torno mecânico horizontal, controlando os parâmetros e a qualidade de peças usinadas, de acordo com padrões especificados. Entre as competências requeridas estão conhecimentos sobre cálculo, geometria, metrologia (medição) e comportamentos de materiais.

São Miguel D´Oeste
Robótica Lego: Nesta ocupação, são formadas equipes de até três pessoas que devem fazer um protótipo de dispositivo automatizado, utilizando kits didáticos dos famosos brinquedos Lego. Para resolver um desafio, os alunos desenvolvem um projeto, fazem a montagem e fazem a programação (os "comandos") de controladores. Com isso, os alunos "ensinam" alunos aprendem a ensinar o robô a achar a solução de forma automática e da maneira mais eficiente possível.

Lages

Web Design: Para construir e manter sites, o webdesigner utiliza softwares específicos para estruturar páginas, criar elementos gráficos e textos. Para despertar interesse e fazer com que o visitante fique mais tempo no site, os desenvolvedores devem aprender novas técnicas e usá-las em soluções originais. Na páginas web, são utilizadas tecnologias para automatizar funções e auxiliar na produção e administração de conteúdo. Na competição, podem ser requeridas diferentes linguagens de programação ou de apresentação visual, manipulação de banco de dados, além da otimização de imagens para internet e utilização de recursos de interação e atratividade, como vídeos, animações e sons.

Instalação Elétrica Industrial: o desenvolvimento das tecnologias de manufatura exige cada vez mais a integração entre os campos industriais da eletricidade e a automação. Por isso, a ocupação envolve as duas áreas, exigindo do competidor conhecimentos sobre elaboração de circuitos de controle e força, programação e instalação de controladores lógicos programáveis e conversores de frequência, entre outros. Na prova, são testadas as habilidades de montar um painel de controle com equipamentos necessários para controlar uma planta industrial automatizada, programar equipamentos e para e supervisionar itens de uma fábrica, além de conhecimentos teóricos.

Veja aqui todas as notícias

Eventos devem atrair mais de 100 mil em outubro

Trinta ocupações industriais estarão em disputa

Casa Aberta terá visitas guiadas, palestras e minicursos

Mostra apresenta projetos de alunos e docentes

Para o Dia do Idoso, alunos fabricam roupas sob medida

Dezessete alunos do SENAI/SC se classificam no Cisco NetRiders

Blog do Conhecimento: Nova escola da construção civil

Blog do Conhecimento: Isopor biodegradável

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun