Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 265  |  16.05 até 23.05.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Têxteis buscam a certificação ambiental voluntária


Diagnóstico realizado pelo SENAI vai considerar atendimento a parâmetros, programas de prevenção, eficiência energética e reuso de água, entre outros.
O Programa de Certificação Ambiental (Ceatex Brasil), do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex), vai incentivar o aprimoramento das ações voltadas para as boas práticas da área como forma de aprimorar a competitividade. No programa, que conta com a parceria do SENAI/SC, as empresas participantes poderão ser avaliadas, voluntariamente, quanto à adesão a normas e a ecoeficiência de seus processos.

Serão três níveis de certificação, de acordo com o seu estágio em relação às questões ambientais - controle ambiental, prevenção ambiental e ecoeficiência. As análise das empresas serão realizadas por profissionais do SENAI, que irão conduzir o diagnóstico considerando itens como atendimento aos parâmetros indicados para a área, programas de prevenção, eficiência energética, geração de resíduos, reuso de água, entre outros.

Além de receberem uma certificação ambiental concedida pelo Sintex, o diagnóstico anual feito pelo SENAI vai ajudar as indústrias têxteis, de fiação e do vestuário da região a melhorarem constantemente seus programas ambientais, já que poderão acompanhar a evolução dos pontos obtidos.

Segundo Ulrich Kuhn, presidente do Sintex, um dos principais objetivos da certificação é de incentivar o desenvolvimento de uma mentalidade ambiental dentro das empresas. "E isso só será possível com o apoio do SENAI, que possui as condições técnicas para realizar a instrução, acompanhamento e verificação das práticas adotadas", afirma. 

Para o diretor da unidade do SENAI em Blumenau, Jacir Lenzi, as indústrias que aprimoram seus programas ambientais investem em sua competitividade. "Além da melhoria da imagem da empresa, essas iniciativas ajudam a aumentar a eficiência dos processos produtivos,  ajudam a reduzir desperdícios de matérias primas e diminuem os custos com tratamentos", avalia o diretor. Lenzi também acredita que os trabalhadores das empresas serão influenciados para levar esta nova atitude para a comunidade em que vivem.

Interessados em participar do programa Ceatex Brasil podem entrar em contato com o Sintex pelo telefone (47) 3326-9662.

Veja aqui todas as notícias

Empresários de SC encerram missão à feira internacional

SESI apresenta projeto para ampliar complexo esportivo de Blumenau

FIESC defende fortalecimento da Agesc

Exportação de Santa Catarina acumula alta de 8% até abril

Parceria beneficia indústrias de SC

Têxteis buscam a certificação ambiental voluntária

Deputado Ronaldo Benedet recebe agenda do setor têxtil

Vendas da indústria catarinense têm alta de 13% no trimestre

Empresários debatem sobre retenção de pessoas

Evento reúne cases de aprendizagem industrial em SC

Missão empresarial à Turquia tem inscrições abertas

Mostra na Alesc apresenta a estrutura do Sistema FIESC no Estado

FIESC promove encontro de negócios entre Santa Catarina e Itália

Brasil Foods inaugura restaurante in company do SESI

Espanhóis conhecem modelo de associativismo do setor de TI

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun