Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 265  |  16.05 até 23.05.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Parceria beneficia indústrias de SC


Presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, e o gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha, Otfried August Schnabel (Foto: Fernando Willadino)
O Sistema FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha firmaram acordo para fomentar as relações de comércio, indústria e transferência de tecnologia entre Santa Catarina e a Alemanha. A parceria trará ao conhecimento das empresas catarinenses alguns serviços disponibilizados pela Câmara para geração de negócios entre brasileiros e alemães e para ganhos de competitividade.

Um dos serviços oferecidos pela Câmara que as empresas de Santa Catarina podem se beneficiar é o Senior Experten Service (SES), um programa de consultoria voluntária prestada por especialistas alemães já aposentados. Os consultores cadastrados no SES são profissionais experientes em suas respectivas áreas, dispostos a passar seus conhecimentos voluntariamente para outras empresas.

As áreas nas quais os profissionais mais atuam são no assessoramento e manutenção de máquinas e instalações, aperfeiçoamento da qualidade e do design de produtos, otimização, melhoria e introdução de novos processos produtivos, treinamento e qualificação de mão de obra, reestruturação setorial, entre outros.

O SES possui um banco de dados com cerca de 10 mil currículos de profissionais divididos em 50 setores. A seleção do currículo é feita a partir da necessidade da empresa, do setor, porte, entre outros. Quanto mais criteriosa for a escolha, mas proveitosa será a consultoria. Os voluntários passam um período de duas semanas até seis meses nas empresas, desenvolvendo todos os projetos necessários.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha possui mais de 120 escritórios localizados em 80 países. Por meio do SES já foram realizadas mais de 25 mil consultorias em 160 países do mundo, sendo 5 mil somente na China. No Brasil esse número não passa de 200.

Empresas catarinenses como Weg, Wetzel, Eisenbahn, Lancaster e Hacker já se beneficiaram do programa. Para mais informações entre em contato com o IEL/SC pelo e-mail iel@ielsc.org.br ou pelo telefone (48) 3231-4119.

Veja aqui todas as notícias

Empresários de SC encerram missão à feira internacional

SESI apresenta projeto para ampliar complexo esportivo de Blumenau

FIESC defende fortalecimento da Agesc

Exportação de Santa Catarina acumula alta de 8% até abril

Parceria beneficia indústrias de SC

Têxteis buscam a certificação ambiental voluntária

Deputado Ronaldo Benedet recebe agenda do setor têxtil

Vendas da indústria catarinense têm alta de 13% no trimestre

Empresários debatem sobre retenção de pessoas

Evento reúne cases de aprendizagem industrial em SC

Missão empresarial à Turquia tem inscrições abertas

Mostra na Alesc apresenta a estrutura do Sistema FIESC no Estado

FIESC promove encontro de negócios entre Santa Catarina e Itália

Brasil Foods inaugura restaurante in company do SESI

Espanhóis conhecem modelo de associativismo do setor de TI

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun