Essa é a 12ª unidade do programa SESI Indústria do Conhecimento no Estado e a 1º na região (Foto: Divulgação SESI/SC)
O Sistema Federação das Indústrias (FIESC) inaugurou na sexta-feira (3) a 12ª unidade do programa SESI Indústria do Conhecimento. Instalada na Videplast, uma das maiores indústrias de embalagens plásticas flexíveis do Brasil, em Videira, ela atenderá 1,2 mil trabalhadores da empresa e seus dependentes. O espaço oferece centro multimídia com 24 computadores, acervo com cerca de dois mil títulos incluindo livros acadêmicos e de literatura em geral, jornais, periódicos, cerca de 200 CDs e DVDs, gibis, além das obras de domínio público disponíveis na internet.
Durante a inauguração, o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, destacou que, para a indústria, mais importante do que entregar uma obra civil ou ampliação de produção, é cuidar dos recursos humanos. "Até há algum tempo, 70% do capital das empresas era físico e 30% humano. Hoje essa relação se inverteu. Para inovar e ser competitiva, a indústria precisa de profissionais qualificados", disse, ressaltando que o objetivo do novo espaço é levar qualificação e cultura geral aos trabalhadores. "São a qualificação técnica e a cultura geral que fazem um bom profissional e cidadão", completou.
O vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, também destacou a importância do investimento na formação intelectual. "Máquinas nós podemos comprar, dinheiro podemos emprestar. O que faz a diferença são os talentos das nossas empresas", disse.
"É pela leitura e imersão no mundo dos livros que torna-se possível conhecer novos lugares, novas culturas, novas formas de encarar os desafios e de construir uma história baseada em conquistas e sucessos. Me arrisco a dizer que a construção do conhecimento é feita a partir do acesso aos livros e à tecnologia", disse a gerente de recursos humanos da Videplast, Mariângela Pizzatto, que acompanhou a inauguração ao lado dos diretores da empresa Claudir Denardi e Eliandro Pazin, além do prefeito Wilmar Carelli e outras autoridades.
O Departamento Regional do SESI Santa Catarina foi o primeiro a instalar uma unidade do Programa Indústria do Conhecimento no Brasil, em 2007. O projeto é uma iniciativa do SESI Nacional e um serviço da área de educação da instituição voltado à promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria. Os ambientes são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, em locais bem situados, com boas condições para leitura e estudo, tecnologias adequadas e horários apropriados para os usuários.
|