Empresa Minaplast conseguiu aprimorar processos de gestão (Foto: divulgação Minaplast)
Duas indústrias do Sul de Santa Catarina contaram com o apoio do SENAI no processo de preparação para o atendimento à portaria 453/2010, do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que estabelece a certificação de produtos e processos de fabricantes de copos plásticos. Profissionais da unidade do SENAI em Criciúma atuaram no diagnóstico e adequação do sistema de gestão das empresas Minaplast, de Urussanga, e Copozan, de Orleans. Agora, as empresas estão próximas de conseguirem a certificação. Em Santa Catarina, o SENAI integra o Sistema FIESC.
Além de realizar consultoria em gestão para empresas que buscam a certificação, o laboratório de materiais de Criciúma também foi considerado apto pelo Instituto Nacional de Avaliação de Conformidade de Produto para realizar ensaios laboratoriais com os copos plásticos e avaliar a conformidade com as normas técnicas.
A auditoria no sistema de gestão é uma das exigências para se conseguir a certificação - juntamente com a aprovação dos produtos em ensaios laboratoriais. Pelos critérios estabelecidos, as empresas precisam atender a diversos itens da norma NBR ISO 9001 - como satisfação dos clientes, ações corretivas e preventivas, verificação de produtos, controle de produção, entre muitos outros.
A empresa Copozan já foi aprovada tanto na auditoria de sistema de gestão e quanto na avaliação do produto e agora está autorizada a utilizar o selo de certificação do Inmetro. A Minaplast também passou pela etapa de auditoria e optou por submeter seus produtos para avaliação já em acordo com a recente revisão da norma técnica.
"Nós já temos um sistema de gestão da qualidade, mas a consultoria do SENAI veio a agregar o trabalho que era feito, complementando conhecimentos e ajudando a sanar dúvidas e auxiliar da execução", avalia o gerente administrativo da Minaplast, Adroaldo de Brida. "Nos preocupamos em ficar dentro das normas e esperamos que todas as empresas também o façam".
De acordo com a consultora do SENAI em Criciúma Simone Bitencourt da Silva, uma das vantagens da certificação é garantir a constância da qualidade dos produtos oferecidos. "Com um sistema de gestão refinado, as empresas aumentam a garantia de que os consumidores vão receber produtos sempre com o mesmo padrão", explica.
|