Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 291  |  14.11 até 21.11.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Trabalhadores-atletas reconhecem função social do esporte


Recuperado do acidente, José Airton participa das disputas no dominó representando a Eletrosul (Foto: Elida Ruivo)
A fase estadual dos Jogos do SESI reuniu neste final de semana, em Jaraguá do Sul, 532 trabalhadores-atletas vindos de várias indústrias catarinenses. Entre as inúmeras histórias trazidas nas bagagens está a de dona Marlene da Cunha, de 56 anos, que mesmo depois de aposentada continua a trabalhar na Fischer, de Brusque, para poder participar dos Jogos do SESI. A colaboradora do setor de pré-montagem da Fischer coleciona mais de 20 troféus conquistados nestes 15 anos de participação nos jogos.

"Se eu me aposentasse não poderia mais participar dos jogos, então preferi ficar na empresa, afinal nosso ambiente de trabalho é muito bom", conta Marlene. A participação nos Jogos do SESI faz parte da memória da família. Dona Marlene é casada com um colaborador da Fischer que integra o time de futebol sênior e tem outros dois filhos que já participaram das competições quando trabalhavam em indústrias. "Minha filha, que tem deficiência mental, nos acompanha torcendo pela nossa vitória", acrescenta Marlene. "Acredito que o esporte melhora a condição social das pessoas, traz saúde e alivia aquela tensão diária", complementa.

José Airton Beckhauser, técnico há 27 anos em operação de subestação da Eletrosul, unidade de Xanxerê, participa pela primeira vez dos jogos e venceu um coma há cerca de dez dias. "Sofri um acidente num restaurante. Não lembro absolutamente nada, me contam que uma janela, que foi arrancada por um vento muito forte, atingiu a mim e mais duas pessoas. Fiquei em coma por seis dias", relata. O atleta conta que sua recuperação vem surpreendendo os médicos. "Já estou com 56 anos, não fumo nem bebo e ainda pratico atividade física. Os médicos acreditam que o meu estilo de vida tem contribuído muito para a minha recuperação", conta orgulhoso.

No bolão, um jogo de origem alemão e um dos mais antigos da humanidade, a jovem Deise Bonkowski, de 23 anos, se destacou entre os competidores marcando altas pontuações. "Não tinha o hábito de jogar, mas fui incentivada pelo meu namorado que joga há muito tempo", conta. A auxiliar de produção da Condor, de São Bento do Sul, está há cinco anos na empresa e enxerga no esporte valores importantes que podem ser reconhecidos também no dia a dia do trabalho "O respeito, o trabalho em equipe e a união são para mim os valores mais evidentes e quanto mais desenvolvemos estas questões nos jogos melhor agimos na empresa", avalia a atleta.

Os jogos que terminaram no domingo classificaram para o Sul-Brasileiro os vencedores do dominó, bocha masculino, bolão masculino e feminino, futebol sete máster masculino, futsal livre masculino, voleibol masculino e feminino e xadrez. As próximas disputas serão realizadas em Blumenau, no Complexo Esportivo do SESI e no Clube Blumenauense Caça e Tiro entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

Veja aqui todas as notícias

Eventos regionais ampliam Movimento a Indústria pela Educação

FNQ reconhece excelência no atendimento do SESI

FIESC e governo de SC visitam montadora Geely, na China

IEL/SC oferece 240 vagas de estágio em todo o Estado

» Esporte Cidadania faz mais de 20 mil atendimentos

» Missão da FIESC embarca para feira de tecnologia na China

» Empresa de Jaraguá se transforma em fábrica de campeões

» Encontro na FIESC mostra oportunidades na Holanda

» FIESC encerra missão ao Oriente Médio

» Trabalhadores-atletas reconhecem função social do esporte

» FIESC promove feira e congresso de energia em Joinville

» SESI participa de seminário sobre Responsabilidade Social

» FIESC realiza reunião da Câmara Tributária em Chapecó

» Sindicatos e SENAI Criciúma recebem inscrições para curso

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun