Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 291  |  14.11 até 21.11.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FNQ reconhece excelência no atendimento do SESI


Hermes Tomedi fala durante anúncio das vencedoras (foto: Walter Craveiro)

O SESI Santa Catarina, entidade do Sistema FIESC, recebeu destaque no critério "Clientes" do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Esta é uma das conquistas da entidade em 2012, junto com o reconhecimento do SESI Farmácia pela pesquisa Ímpar, do serviço de educação com o Prêmio Top de Marketing e Vendas, da ADVB/SC, além da classificação entre as 100 melhores empresas para trabalhar, segundo o instituto americano Great Place to Work.

"Nós trabalhamos para a indústria. Por isso, devemos entender suas principais necessidades, alicerçando nossos serviços para torná-la ainda mais competitiva. Para isso, estabelecemos uma ampla troca de informações", explica o Superintendente do SESI, Hermes Tomedi.

No processo de avaliação da FNQ, realizado em três etapas, é considerada a incorporação dos fundamentos da excelência às operações da organização de maneira continuada e em consonância com seu perfil e estratégias. Os critérios de excelência são liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Na primeira etapa de avaliação, os examinadores (especialistas voluntários) analisam individualmente os relatórios das empresas candidatas. Os relatórios das empresas classificadas depois passam por uma análise de consenso de um grupo de examinadores. A terceira etapa consiste na visita à empresa, por seis examinadores.

A premiação é um dos maiores reconhecimentos da gestão no país, conferida às organizações com gestão de Classe Mundial. Instituído em 1992, o PNQ reconhece os resultados obtidos pelas empresas que implantaram um programa permanente de melhoria em busca da excelência em gestão, a partir da utilização do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela FNQ.

História do modelo de gestão do SESI Santa Catarina

Para o SESI Santa Catarina, a necessidade de adoção de um modelo de referência para a gestão tem se intensificado nos últimos anos. A entidade buscou um modelo que permite a comparação do desempenho entre as organizações e a melhoria das ferramentas e práticas de gestão. Em 2005, o SESI Santa Catarina adotou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) com o objetivo de buscar um modelo de gestão abrangente e adequado à estrutura da entidade. Posteriormente, em 2009, o SESI/SC aderiu ao PDG - Programa de Desenvolvimento da Gestão, promovido pelo SESI Nacional e baseado no MEG.

O modelo foi criado e é mantido atualizado pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), sendo baseado em 11 Fundamentos da Excelência. O MEG foi escolhido porque é um modelo completo, reconhecido internacionalmente, focado no alcance de resultados, que passa por constantes evoluções e não é prescritivo. Ele é reconhecido como uma referência importante para organizações dos setores público ou privado, pois permite uma auto avaliação da organização, a aglutinação de várias práticas de gestão que antes eram isoladas; foco em resultados; aumento do nível de conhecimento em práticas de gestão; gestão abrangente para contemplar todas as partes interessadas (visão sistêmica); mensuração objetiva da evolução da gestão e a obtenção de um diagnóstico da gestão organizacional, além de poder se candidatar ao PNQ.

Veja aqui todas as notícias

Eventos regionais ampliam Movimento a Indústria pela Educação

FNQ reconhece excelência no atendimento do SESI

FIESC e governo de SC visitam montadora Geely, na China

IEL/SC oferece 240 vagas de estágio em todo o Estado

» Esporte Cidadania faz mais de 20 mil atendimentos

» Missão da FIESC embarca para feira de tecnologia na China

» Empresa de Jaraguá se transforma em fábrica de campeões

» Encontro na FIESC mostra oportunidades na Holanda

» FIESC encerra missão ao Oriente Médio

» Trabalhadores-atletas reconhecem função social do esporte

» FIESC promove feira e congresso de energia em Joinville

» SESI participa de seminário sobre Responsabilidade Social

» FIESC realiza reunião da Câmara Tributária em Chapecó

» Sindicatos e SENAI Criciúma recebem inscrições para curso

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun