Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 292  |  21.11 até 28.11.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SC quer aumentar a cooperação com a Holanda


Encontro de negócios entre Santa Catarina e Holanda foi realizado nesta segunda-feira (19), em Florianópolis (Foto: Filipe Scotti)
Durante encontro com empresários holandeses, nesta segunda-feira (19), o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Glauco José Côrte, destacou a importância de aumentar o comércio bilateral, além de buscar cooperação para produtos de maior valor agregado. "Santa Catarina e a FIESC têm o propósito de trabalhar pela competitividade, que passa pela inovação e pela tecnologia intensiva. Queremos incrementar a relação com a Holanda. Temos espaço e afinidade que podem favorecer", salientou Côrte, durante o evento que foi realizado na sede da Federação, em Florianópolis.

A Holanda é o quarto principal destino das exportações catarinenses, com embarques de US$ 640,7 milhões em 2011. Os principais produtos vendidos ao país foram carnes de frango e suína, fumo, motocompressores e motores elétricos.

No ano passado, as importações catarinenses da Holanda totalizaram US$ 61,8 milhões.  As compras são basicamente de insumos industriais como catodos de cobre, polietilenos e polímeros.

A comitiva holandesa, formada por cerca de 30 empresários, também conheceu os principais setores da indústria catarinense e como funciona a infraestrutura logística do Estado. O diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, apresentou os principais números e o perfil de setores como o de alimentos, metalmecânico, autopeças, móveis e o têxtil. Ele também chamou a atenção para a retomada do setor naval no País e em Santa Catarina e lembrou que a FIESC realizou recentemente um estudo que mostra o potencial do Estado na área.

A Holanda é sede do Porto de Roterdã, que está entre os maiores centros logísticos e industriais da Europa e é a porta de entrada para um mercado de mais de 350 milhões de consumidores.

No encontro, o cônsul honorário dos Países Baixos, Robert Willem de Ruijter, destacou o potencial de Santa Catarina em setores tradicionais como o de alimentos, mas também chamou a atenção para o crescimento do setor de tecnologia da informação. "Santa Catarina tem longa tradição na criação de empresas inovadoras. Percebemos que nos últimos anos o setor de tecnologia se intensificou", disse.

Veja aqui todas as notícias

Seminário na FIESC apresenta análise do comércio exterior

FIESC promove PowerGrid Brasil em Joinville

Sistema FIESC entrega prêmio de jornalismo na sexta-feira

IEL oferece cursos a distância sobre mercado de trabalho

» Projetos de SC recebem premiação nacional em inovação

» SC quer aumentar a cooperação com a Holanda

» Indústria de SC registra queda na produção e nas vendas

» Jogos do SESI classificam 11 indústrias para o Sul-Brasileiro

» Alunos de moda do SENAI apresentam novos conceitos

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun