Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 292  |  21.11 até 28.11.2012  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Projetos de SC recebem premiação nacional em inovação


Equipe de Chapecó recebe o troféu pela segunda colocação das mãos do diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi (Foto: Ivonei Fazzioni)
Um queijo petit suisse à base do soro do leite, desenvolvido em Chapecó, e o espectrofotômetro portátil, de Florianópolis, ficaram entre os três primeiros colocados na categoria produto da Mostra Inova SENAI 2012. O evento foi realizado no Parque Anhembi, em São Paulo, junto com a Olimpíada do Conhecimento. A premiação, realizada no sábado, dia 17, é o reconhecimento às iniciativas inovadoras desenvolvidas por alunos e professores do SENAI, entidade que, em Santa Catarina, integra o Sistema FIESC.

O uso do soro do leite para a produção do queijo petit suisse, classificado em segundo lugar, elimina um grande problema ambiental da indústria do setor, transformando o que seria um rejeito em matéria-prima, enriquecida, para outro produto. Na situação atual, o soro do leite, rico em proteínas, é descartado por muitas indústrias, que antes precisam dissolver as proteínas, operação que demanda 4,5 litros de água para cada litro de soro. A proposta desenvolvida em Chapecó elimina esse desperdício de água, pois reaproveita as proteínas na fabricação do queijo petit suisse. O uso dessas proteínas também reduz o custo de fabricação do produto final em cerca de 40%. "O prêmio é uma realização pessoal, porque trabalhamos horas e horas, dia e noite, nesse projeto. A premiação é uma satisfação e uma honra", resume a estudante Joana Baldissera, da equipe que desenvolveu o produto. O grupo, de alunos e professores, foi composto ainda por Andréia Faion, Debora França e Fernanda Andolfato.

No caso do espectrofotômetro, seus benefícios são a agilidade e maior eficiência na realização de análises da qualidade da água e indentificação de substâncias nela presentes. Os espectrofotômetros permitem diagnosticar a presença de substâncias a partir da emissão das luzes, do infravermelho ao ultravioleta. Contudo, são em geral equipamentos caros e de grande porte, o que exige a coleta e movimentação das amostras a serem analisadas. A versão portátil criada pelo SENAI em Florianópolis e classificada na terceira posição do Inova, permite o transporte do equipamento para a realização da análise da água no ponto de coleta, proporcionando a leitura imediata do resultado. Além disso, o produto final oferece mais precisão que a média dos equipamentos existentes no mercado. "O Inova foi uma vitrine, pois permitiu o contato com investidores e outros desenvolvedores. Foi fantástico", afirma Thiago Leandro Oliveira, pesquisador da instituição e que participou do projeto juntamente com Roberto Fullgraf e Davi de Souza Campos.

O diretor de educação e tecnologia, Antônio José Carradore, lembra que o SENAI/SC tradicionalmente tem conquistado premiações nos concursos de inovação promovidos pela instituição em âmbito nacional. "Essa conquista caracteriza o desenvolvimento que o SENAI em Santa Catarina vem fazendo em termos de inovação. Também mostra o potencial, a capacidade e a competência que a organização tem para continuar desenvolvendo novas tecnologias", afirma.

Veja aqui todas as notícias

Seminário na FIESC apresenta análise do comércio exterior

FIESC promove PowerGrid Brasil em Joinville

Sistema FIESC entrega prêmio de jornalismo na sexta-feira

IEL oferece cursos a distância sobre mercado de trabalho

» Projetos de SC recebem premiação nacional em inovação

» SC quer aumentar a cooperação com a Holanda

» Indústria de SC registra queda na produção e nas vendas

» Jogos do SESI classificam 11 indústrias para o Sul-Brasileiro

» Alunos de moda do SENAI apresentam novos conceitos

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun