Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 299  |  30.01 até 06.02.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Indústrias são reconhecidas por boas práticas empresariais


WEG, Schulz, Remy e Serpil receberam placas de homenagem do Sistema FIESC (Foto: Fernando Willadino)
A adoção de novos valores de gestão e de valorização dos trabalhadores rendeu às empresas Schulz, de Joinville, Remy do Brasil, de Brusque, WEG, de Jaraguá do Sul, e Serpil, de Pinhalzinho, o reconhecimento na etapa nacional do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT). As empresas foram finalistas na premiação e, por isso, receberam na sexta-feira (25) homenagem do Sistema FIESC durante a reunião de diretoria.

A Schulz ficou em primeiro lugar, na categoria indústria de grande porte, na área temática Educação e Desenvolvimento. Na categoria médio porte, na área temática Desenvolvimento Ambiental, a Remy do Brasil foi premiada como a segunda melhor prática. As indústrias WEG e Serpil também foram finalistas nas categorias Educação e Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, respectivamente. O anúncio das vencedoras do PSQT ocorreu em dezembro de 2012.

Ações

A Schulz contou a evolução do projeto Escola de Capacitação, um programa regular de treinamento e desenvolvimento cujo objetivo é capacitar os colaboradores para o desempenho pleno das suas funções. Além disso, o programa oferece formação continuada para aprimoramento de competências técnicas e comportamentais. "Buscamos a competitividade do negócio. Percebemos que os colaboradores ficam satisfeitos com o prestígio e reconhecimento dado pela empresa. Investir no conhecimento, consequentemente, reflete na melhoria do desempenho desses trabalhadores e bons resultados para a empresa", afirma Jorge Andrade, superintendente industrial da Divisão Automotiva.

Na Remy do Brasil, 97% dos resíduos gerados pela indústria são reciclados e o projeto inscrito no PSQT conta uma boa prática sobre a remanufatura de motores de arranque, um dos principais produtos da empresa. "Mais de 70% dos componentes são reutilizados, tornando-se novos produtos. A prática traz benefícios, principalmente, para o meio ambiente e a sociedade", fala Adson Silva, diretor de operações da empresa.

PSQT

A edição do prêmio de 2012 contou com a participação de mais de 1,5 mil empresas de todo o país, que empregam quase sete milhões de trabalhadores - das quais 46% são de micro e pequeno porte, 26% de médio porte e 28% de grande porte - em seis áreas temáticas: cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, inovação, ambiente de trabalho seguro e saudável, desenvolvimento socioambiental.

Pioneira no setor, a premiação busca despertar empregados e empregadores para o exercício da cidadania nas relações de trabalho, além de estimular as empresas para que incorporem a responsabilidade social em suas estratégias, a partir da difusão de boas práticas. "As empresas, por mais automatizadas que sejam, necessitam de pessoas. As ações reconhecidas pelo PSQT valorizam os trabalhadores, o principal ativo das indústrias. Práticas como essas tornam as empresas mais competitivas e sustentáveis", fala Hermes Tomedi, superintendente do SESI/SC, entidade do Sistema FIESC.

Veja aqui todas as notícias

FIESC lança Comitê de Petróleo e Gás nesta quinta (31)

Especialistas do MIT vêm a SC conhecer atuação do SENAI

SESI vacinará 160 mil trabalhadores contra a gripe

Com pequena queda, industrial de SC está confiante na economia

» Indústrias são reconhecidas por boas práticas empresariais

» IEL oferece 300 vagas de estágio em Santa Catarina

» Abertas inscrições para missões à Alemanha e ao Panamá

» Livro mostra ferramentas de gestão da produção industrial

» Papa-Pílula é reconhecido como melhor iniciativa ambiental

» Inventário de emissão de gases é tema de curso

» Mais de 100 entidades apoiam a Construction Expo 2013

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun