Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 153  |  03.03 até 10.03.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC assina acordo de cooperação com câmara alemã


Presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, ministro de Mecklenburg, Gerold Jürgens, e o presidente da Câmara de Indústria de Neubrandenburg, Manfred Ruprecht, e o governador de SC, Luiz Henrique da Silveira (foto: Maiara Raupp)

A Federação das Indústrias (FIESC) assinou nesta quarta-feira (3) acordo de cooperação com a Câmara de Indústria de Neubrandenburg, da Alemanha, durante visita de uma comitiva do estado alemão de Mecklenburg à entidade. Na avaliação da FIESC, as perspectivas de novos negócios, a partir do protocolo, estão nas áreas de energias renováveis e educação.

O ministro da economia, trabalho e turismo de Mecklenburg, Gerold Jürgens, afirmou que a Alemanha já tem parcerias com Santa Catarina nessa área, mas que os alemães querem ampliar as ações, com investimentos nas matrizes eólica, biomassa e biogás. Segundo Jürgens, hoje, 45% da energia usada em Mecklenburg é renovável. O ministro disse que a indústria do turismo é forte no estado, que recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano, mas devido ao envelhecimento da população européia é preciso direcionar os investimentos para áreas como a saúde e biotecnologia.

Jürgens também afirmou que os alemães buscam intercâmbio com o estado na área de educação. O SENAI/SC já desenvolve ações nessa área com universidades daquele país, e deve ampliar o relacionamento a partir de abril, quando uma comitiva catarinense visitará universidades alemãs.

Para o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa, o Brasil carece de investimentos em infraestrutura, especialmente na área de transporte. Segundo ele, o país pode buscar na Alemanha conhecimento na área logística, principalmente em navegação fluvial, que é tão comum no país europeu, enquanto no Brasil as atividades deste modal ainda são incipientes. "Parcerias com a Alemanha são muito importantes para o desenvolvimento tecnológico e para a formação de profissionais de qualidade para estado", afirmou Corrêa.

Em 2009, Santa Catarina exportou US$ 272 milhões para a Alemanha. Na pauta de embarques estão carne de frango, móveis e motores elétricos. Neste mesmo período, o estado importou US$ 316,7 milhões, principalmente em equipamentos e matérias-primas para a indústria.     

Veja aqui todas as notícias

FIESC assina acordo de cooperação com câmara alemã

Sistema FIESC e sindicatos de indústria firmam convênio

IEL/SC publica Cartilha Melhores Práticas de Estágio

FIESC lança sondagem industrial da construção civil

Seminário mostra oportunidades para construção civil na Espanha

Salames de indústrias do Meio Oeste superam padrão legal

FIESC tem inscrições abertas para missão à Alemanha

Curso gratuito do SENAI ensina mecânica para mulheres

SENAI/SC abre inscrições para 37 cursos de qualificação

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun