Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 317  |  05.06 até 12.06.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Delegação brasileira no mundial de profissões terá dois alunos de SC


Ariel (esquerda) irá disputar na ocupação de Construção em Alvenaria, enquanto Antônio (direita) representará o Brasil em Marcenaria Estrutural (Foto: Evande Silva)
Dois estudantes do SENAI de Santa Catarina (entidade do Sistema FIESC) foram confirmados na terça (28) na delegação brasileira que disputará o WorldSkills Competition, torneio de profissões que reúnem os melhores do mundo. Os jovens aguardavam a confirmação depois de terem passado por seletivas estadual, nacional e duas provas de índice, que exigiram deles resultados próximos à excelência. A competição será realizada entre os dias 2 e 7 de julho, em Leipzig, na Alemanha.

Ariel irá competir na ocupação de Construção em Alvenaria, enquanto Antônio vai disputar em Marcenaria Estrutural. Ambos vão tentar repetir o feito do joinvilense Natã Barbosa, que em 2011 foi o primeiro catarinense a conquistar medalha de ouro no WorldSkills, dentro da ocupação de Web Design. Com os dois jovens, o SENAI/SC soma 14 pessoas que já participaram da disputa desde 2003. Os catarinenses já conseguiram uma medalha de prata, duas de bronze e três de excelência, além do ouro.

Para garantir seus lugares na delegação brasileira e alcançar bons resultados na competição mundial, os jovens têm treinado até 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Mas, de acordo com Ariel, o esforço vale a pena. "Percebo que o mercado de trabalho reconhece os competidores, já que a disputa seleciona os melhores do país. Por isso, meu objetivo é ir para ganhar. Estou treinando muito para isso", diz o jovem de 18 anos, que fez o curso de aprendizagem industrial em Oficial de Edificações na unidade do SENAI em Blumenau.

Depois de ver por anos o pai atuar em marcenaria, Antônio Júnior não teve dúvida de qual carreira queria seguir, e investiu em sua formação: fez dois cursos de aprendizagem industrial, um na área de Desenhista e outro de Prototipista. Depois de muito treino, conseguiu superar seus concorrentes e a marca de 85% de aproveitamento em uma prova de índice que utiliza os rígidos critérios do WorldSkills.

Além dos competidores, a delegação brasileira também contará com três docentes do SENAI de Santa Catarina, que vão participar como experts - professores com grande experiência, que ajudaram na preparação dos competidores de seus países e que vão avaliar outros jovens durante o WorldSkills. Estão incluídos nesse grupo Cleder Bez Batti, de São Bento do Sul, que treina Antônio Júnior; Daniel de Aviz, de Joinville, que será expert pela quinta vez em Fresagem CNC; e George Cunha, responsável pelo treinamento do primeiro brasileiro a participar da ocupação de manutenção de aeronaves.

Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, a preparação dos alunos para a competições internacional tem um reflexo positivo para a indústria, "porque mostra a competitividade, a qualificação, a capacidade dos alunos preparados". Além disso, ressalta, "é um valioso  instrumento de motivação aos demais estudantes para que se preparem, estudem e se empenhem para se tornarem bons profissionais".

O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, compara a contribuição do WorldSkills Competition e da Olimpíada do Conhecimento (fase nacional da competição) para a educação com a da Fórmula 1 para a indústria automobilística. "A Olimpíada do Conhecimento é um grande laboratório de práticas e metodologias pedagógicas que permite aprimorar o ensino, a educação e a qualidade da educação profissional de Santa Catarina e, por extensão, do Brasil".

Veja aqui todas as notícias

Delegação brasileira no mundial de profissões terá dois alunos de SC

Boa gestão de sindicatos impacta na competitividade

Portos precisarão aumentar capacidade em 40%

SENAI abre inscrições para 1,4 mil vagas gratuitas em SC

» Portos.SC é apresentado na Alemanha

» SESI apresenta em Havard estudo sobre qualidade de vida

» Regra do ICMS desobriga divulgação de dado estratégico

» Plástico busca mais reciclagem com logística reversa

» Alunos do SENAI terão palestra sobre tendências de moda

» SC, RS e PR debatem recriação da Sudesul

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun