Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 317  |  05.06 até 12.06.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SC, RS e PR debatem recriação da Sudesul


(da esq. p/ a direita) João Matos, da Secretaria de Articulação Nacional; Murilo Flores, da Secretaria do Planejamento, e Maurício César Pereira, da FIESC (Foto: Filipe Scotti/FIESC)
Representantes das Federações de Indústria dos três Estados do Sul (FIESC, FIERGS e FIEP) e dos governos da região debateram a recriação da Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul), durante encontro realizado nesta segunda-feira (3), na sede da FIESC, em Florianópolis. O vice-presidente regional da FIESC Maurício César Pereira, representou o presidente da entidade, Glauco José Côrte, no evento.

A recriação busca dar mais competitividade e resgatar a capacidade de investimento da região. Houve consenso entre os participantes quanto à importância do órgão, no entanto, foi defendida a estruturação de um modelo enxuto e eficiente. Ao final da reunião, ficou acordado que até o dia 20 de junho os três Estados vão elaborar minuta, encaminhar para a avaliação das Federações, e então ser apresentada aos governadores, quando será realizada reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul).

"O tema Sudesul está na pauta das Federações e há perfeita sintonia", afirmou o diretor de relações industriais da FIESC, Henry Quaresma, lembrando que a região está perdendo competitividade e as regiões que tem órgãos nos modelos da Sudesul têm avançado melhor em áreas como infraestrutura. "Há temas que precisamos trabalhar juntos como, por exemplo, o gás natural. A região Sul está abandonada em suprimento. Se tivesse a Sudesul, poderíamos ter mais ações para resolver isso. Apoiamos completamente a criação, mas num outro modelo em relação ao que existia", ressaltou. O órgão foi extinto no início dos anos 90.

O secretário do Planejamento de Santa Catarina, Murilo Flores, afirmou que, com o passar dos anos, a região foi perdendo a capacidade de investir e a vantagem construída pelos Estados pode ser perdida. "Acho que o cenário é outro. O governo (de Santa Catarina) comunga em relação à Sudesul. A única ressalva é quanto à estrutura, que tem que ser bastante eficaz", enfatizou. No encontro, o secretário de Articulação Nacional, o ex-deputado federal João Matos destacou que tem que ser um órgão que defenda os interesses da região.

"Temos profunda simpatia pela questão, então, logicamente, o Ministério respeita a posição. A gente se compromete no processo de negociação e encaminhamento junto ao governo. Precisa ser negociado dentro da presidência da República e do Ministério do Planejamento", declarou a diretora do departamento de gestão de políticas de desenvolvimento regional do Ministério da Integração, Adriana Melo Alves. 

Também estiveram presentes na reunião o deputado federal Esperidião Amin; Renato Vianna e Neuto de Conto, representando o BRDE; Júlio Suzuki, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes); João Motta, da Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul; Paulo Sérgio Dias, da FIERGS; e Marcelo Percicotti, da FIEP.

Veja aqui todas as notícias

Delegação brasileira no mundial de profissões terá dois alunos de SC

Boa gestão de sindicatos impacta na competitividade

Portos precisarão aumentar capacidade em 40%

SENAI abre inscrições para 1,4 mil vagas gratuitas em SC

» Portos.SC é apresentado na Alemanha

» SESI apresenta em Havard estudo sobre qualidade de vida

» Regra do ICMS desobriga divulgação de dado estratégico

» Plástico busca mais reciclagem com logística reversa

» Alunos do SENAI terão palestra sobre tendências de moda

» SC, RS e PR debatem recriação da Sudesul

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun