Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 317  |  05.06 até 12.06.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SESI apresenta em Havard estudo sobre qualidade de vida
O SESI, entidade do Sistema FIESC, apresentou nos EUA, os resultados levantados no Índice de Qualidade de Vida e na Pesquisa de Hipertensão e Estilo de Vida. Os estudos foram mostrados como exemplos de boas práticas desenvolvidas pela instituição, que também busca subsídios técnicos para projetos atuais e futuros na área de qualidade de vida para o trabalhador da indústria catarinense.

A equipe técnica do SESI foi a Boston para uma reunião com professores da Universidade de Harvard, na área de promoção de saúde e qualidade de vida. Além disso, também participou de reuniões em Washington, com o Diretor Executivo do Centro nacional para Saúde e Fitness dos EUA e o Diretor de Educação e Promoção de Saúde, do Departamento Federal de Saúde do Governo dos EUA.

Índice de Qualidade de Vida

Pioneiro no setor, o estudo revelou que, na média, o índice de qualidade de vida do trabalhador catarinense chegou a 6,32 (intermediário alto). O levantamento, que avalia a percepção de qualidade de vida dos industriários, mostrou que as oportunidades de melhoria estão em questões relacionadas à atividade física, alimentação e estresse. Na análise dos indicadores do ambiente e condições de trabalho, pontos como ambiente físico, remuneração e benefícios também podem ser melhorados.

O Índice de Qualidade de Vida é um instrumento balizador para avaliação da efetividade dos programas e serviços que visam à promoção do bem-estar e da qualidade de vida do trabalhador.

Fatores de Risco Cardiovascular em SC

De acordo com o estudo da Farmácia do SESI, 35,7% dos participantes responderam ter hipertensão arterial diagnosticada pelo médico. Durante o levantamento, a pressão arterial dos entrevistados era aferida e, cerca de 25% deles apresentaram valores superiores a 14 por 9 (140/90mmHg). A ocorrência da doença é maior nas pessoas com idade superior a 65 anos, com 69,4 %.

O relatório mostrou ainda que o público masculino apresenta percentuais maiores de pressão alta em todas as faixas etárias quando comparado ao público feminino. Outros fatores de risco relacionados ao estilo de vida demonstraram que cerca de 77% dos entrevistados foram considerados sedentários (não praticam a quantidade mínima de atividade física para a prevenção de doenças cardiovasculares) e 54,9% estavam acima do peso ideal. 

Os dados chamaram a atenção dos especialistas norte-americanos, pois são reflexos de uma alimentação inadequada e falta de estímulos para atividades físicas regulares. "As intervenções que o SESI já realiza nestas áreas de qualidade de vida surpreendeu os professores de Harvard, que acharam o trabalho fabuloso, em termos da cobertura de trabalhadores da indústria atendidos", fala o médico do SESI, Marcelo Tournier, que apresentou as pesquisas nos EUA.

Ambos os estudos servirão de base para o desenvolvimento de projetos do SESI/SC nas áreas de alimentação saudável e atividade física, com intervenções articuladas, a fim de melhorar os indicadores de qualidade de vida para o trabalhador da indústria.

Veja aqui todas as notícias

Delegação brasileira no mundial de profissões terá dois alunos de SC

Boa gestão de sindicatos impacta na competitividade

Portos precisarão aumentar capacidade em 40%

SENAI abre inscrições para 1,4 mil vagas gratuitas em SC

» Portos.SC é apresentado na Alemanha

» SESI apresenta em Havard estudo sobre qualidade de vida

» Regra do ICMS desobriga divulgação de dado estratégico

» Plástico busca mais reciclagem com logística reversa

» Alunos do SENAI terão palestra sobre tendências de moda

» SC, RS e PR debatem recriação da Sudesul

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun