Novembro/2013  |  nº 127  |  novembro  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Comitiva canadense discute cooperação industrial na FIESC

Empresários catarinenses participaram de almoço de negócios com representantes da ilha canadense de Prince Edward no dia 28 de outubro, na FIESC. Durante o evento, foram debatidas propostas de cooperação industrial e acordos comerciais.

 

Os participantes de ambos os lados destacaram as semelhanças entre a economia da ilha canadense e o Estado catarinense, que têm economia diversificada, população com bons níveis de educação e indústrias competitivas mundialmente.

 

Alexandre d'Ávila da Cunha, presidente câmara de tecnologia da FIESC, destacou que o fluxo de comércio entre SC e o Canadá, que ficou em US$ 714 milhões em 2012, ainda é pequeno e pode aumentar substancialmente com maior conhecimento e cooperação entre empresários e instituições. D'Ávila lembrou ainda que, atualmente, o Canadá já é um dos principais destinos de intercâmbio para jovens brasileiros, e que isto pode alavancar a integração entre os países.

 

Conhecida por agricultura, pesca e turismo, a ilha Prince Edward trabalha atualmente para expandir seus ramos de atividade. As apostas incluem produção de energia eólica, indústrias do setor aeroespacial, pesquisa em biociências e serviços financeiros. Segundo Allen Roach, ministro da Inovação e Aprendizagem Avançada de Prince Edward, estes novos setores são impulsionados por incentivos fiscais e reforço na capacitação profissional da população. "A educação tem papel fundamental neste processo", afirmou Roach.

 

Do lado catarinense, foram destacados os serviços de educação profissionalizante oferecidos pelo SENAI, que conta com 175 pontos de atuação no Estado. "Nossa previsão é encerrar 2013 com 150 mil matrículas realizadas", contou o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.

 

Para Henry Quaresma, diretor de relações industriais da FIESC, há um grande potencial de cooperação industrial com a ilha canadense e isto poderia ser melhor explorado via câmara de comércio. O cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue, elogiou a proposta e se mostrou otimista com os resultados do encontro, que deve ser o "primeiro de vários".

Veja aqui todas as notícias

Capacitação Internacional

Empresários catarinenses participam de feira na Itália

Prospecção Comercial no Paraguai

FIESC promove intercâmbio de melhores práticas em Certificação de Origem

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Telas metálicas (incluindo as telas contínuas ou sem fim), grades e redes, de fios de ferro ou aço
País: Espanha
Gelatinas (incluindo as apresentadas em folhas de forma quadrada ou retangular, mesmo trabalhadas na superfície ou coradas) e seus derivados
País: Coreia do Sul
Massas alimentícias, mesmo cozidas ou recheadas (de carne ou de outras substâncias) ou preparadas de outro modo
País: Argentina
Limas, grosas, alicates (mesmo cortantes), tenazes, pinças, cisalhas para metais, corta-tubos, corta-pinos, saca-bocados e ferramentas semelhantes
País: Índia
OPORTUNIDADES DE PARCERIAS
Denty/Golddental - Produtos Odontológicos
País: Sérvia
Artes Graficas Zamphiropolos S.A
País: Paraguai

Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun