Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 339  |  06.11 até 13.11.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SESI capacita professores e discute ensino a distância


Presidente da FIESC, Glauco José Côrte, faz abertura do Encontro Estadual de Educadores (Foto: Filipe Scotti)
O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), realizou nesta segunda e terça (4 e 5) o Encontro Estadual de Educadores. O evento reuniu 237 profissionais da entidade, professores da Educação de Jovens e Adultos, para discutir e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a única maneira de aprimorar a produtividade da indústria é por meio da melhoria do nível de escolaridade. "Os trabalhadores catarinenses têm vontade de aprender, e por isso temos um campo muito fértil para a nossa atuação. Vocês professores têm a oportunidade de moldar os industriários de hoje e, sobretudo, os jovens que ainda irão chegar ao mercado de trabalho", falou Côrte na abertura do Encontro.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, ressaltou a atuação destaque da entidade quando o assunto é a educação básica do trabalhador. "De 2012 até a presente data tivemos um aumento do número de matrículas da ordem de 67%. Além disso, reduzimos o índice de evasão ao longo deste ano para 30%, quando comumente esse índice nos cursos de educação de jovens e adultos é de mais de 50%", destacou.

A gerente de educação do SESI/SC, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, falou sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos no SESI para a elevação da escolaridade. "Hoje o perfil dos nossos alunos mudou. Mais de 60% são jovens, que agora têm acesso mais facilitado ao conhecimento. Por isso, nós educadores também precisamos nos aperfeiçoar", enfatizou.

Na sequência, a pedagoga, mestra e doutora em educação, Andrea Filatro, proferiu palestra sobre planejamento para os estudos da Educação de Jovens e Adultos na modalidade de educação a distância. A estudiosa fez uma revisão dos fundamentos teóricos que explicam as diferentes visões de aprendizagem. "As pessoas aprendem quando interagem com o mundo. E o mundo é formado por pessoas, conteúdos e ferramentas. Um planejamento de ensino precisa lidar e articular com esses elementos, num tempo definido, com objetivos claros, utilizando um ambiente de aprendizagem que congrega esses elementos", explicou.

O Encontro Estadual de Educadores do SESI é uma das iniciativas que integra as ações do Movimento A Indústria pela Educação.

Veja aqui todas as notícias

FIESC inaugura unidade do SENAI em Joaçaba

Crescimento e redução da pobreza dependem da produtividade

Indústria lança agenda nacional pela melhoria da educação

FIESC desenvolve ações para prevenção ao uso de drogas

» Programa de crédito para inovação será lançado na FIESC

» Abertas inscrições para missão aos Emirados Árabes

» Palestra em Chapecó aborda inovação nas empresas

» FIESC debate desafios da indústria com sindicatos do Vale

» SESI capacita professores e discute ensino a distância

» Estudantes de Joinville realizam intercâmbio nos EUA

» FIESC apoia publicação sobre gastronomia catarinense

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun