Seminário experiência espanhola na área ambiental (foto: Dâmi Radin)
A excelência na gestão ambiental passa por educação, participação ativa da sociedade, leis mais claras e ações contínuas na área, disse o diretor da Egmasa, empresa vinculada ao Ministério de Meio Ambiente Espanhol, Manuel José Garía-Gomés. Durante seminário na Federação das Indústrias (FIESC), realizado no dia 25, García-Gomés apresentou projetos realizados em parceria com empresas privadas, que transformam resíduos em um negócio rentável.
Para o especialista, "o meio ambiente é uma atividade econômica". Ele explicou que a Egmasa, situada na região da Andaluzia, por meio de projetos cooperativos busca dar um destino correto para materiais que poluiriam o meio ambiente. Para isso, a entidade identifica empresas que tenham interesse em transformar o resíduo em um novo produto ou encontrar um destino adequado para ele. García-Gomés explicou que os projetos, no médio e longos prazos, conseguem ser autossustentáveis. Atualmente, 16 empresas espanholas possuem participações em projetos na área, sendo que 12 atuam na reciclagem de resíduos.
O seminário é uma das ações previstas em um projeto que tem o objetivo de criar em Santa Catarina um centro de referência na área ambiental. A iniciativa, que se iniciou em 2009, é realizada pela Agência de Desenvolvimento Regional (Adram) e a Unisul, com subsídio da Agência Européia de Cooperação, Pesquisa e Desenvolvimento.
No encontro, o SENAI/SC apresentou as ações da entidade na área de produção mais limpa e eficiência energética.
|