Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 345  |  18.12 até 25.12.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FIESC e Celesc buscam redução da tarifa de energia


Estratégia foi definida em reunião na FIESC (foto: Filipe Scotti)
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Celesc definiram na sexta-feira (13) que atuarão junto ao Ministério de Minas e Energia para buscar redução dos preços da energia elétrica no Estado. A entidade da indústria e a distribuidora catarinense vão propor uma alteração no mix da energia que a Celesc compra, que é definido pelo governo federal. Isso porque a parte gerenciável pela Celesc corresponde a apenas 18% da tarifa. O restante é a energia propriamente dita e os tributos, a chamada parcela A.

Em reunião realizada na FIESC com o presidente da estatal, Cleverson Siewert, ficou claro que o atual mix de fontes de energia imposto à Celesc prejudica os consumidores catarinenses. A empresa é obrigada a comprar montantes de energia térmica cara acima dos determinados para outras distribuidoras, e tem participação menor de energia hidrelétrica barata.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a atual situação reduz a competitividade das indústrias de Santa Catarina e desestimula investimentos no Estado. "Santa Catarina tem a energia mais cara da região Sul. Não é razoável nem justo que os catarinenses paguem mais caro pela energia porque a Celesc é obrigada a comprar o insumo a preços mais elevados do que outras distribuidoras".

A reunião desta sexta-feira foi a última em 2013 de uma série de encontros mensais realizada pela Federação e pela Celesc para buscar alternativas para redução das tarifas e equacionar problemas no abastecimento apresentados pelas indústrias do Estado.

Veja aqui todas as notícias

Indústria e parlamentares reforçam ação no Congresso

FIESC e Celesc buscam redução da tarifa de energia

FIESC promove concerto sinfônico na quinta-feira (19)

Indústria cobra ambiente favorável à competitividade

» Proposta de mínimo regional é entregue ao governo

» Newsletter volta a circular no dia 15 de janeiro

» Estudantes do SENAI expõem criações em evento de moda

» Sindicatos do Extremo-Oeste têm encontro com ministro

» Atleta do Futuro promove atividades para encerrar ano letivo

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun