Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 345  |  18.12 até 25.12.2013  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Indústria cobra ambiente favorável à competitividade


(Foto: Miguel Ângelo Pinheiro)

Brasil é menos competitivo que seus principais concorrentes. O estudo Competitividade Brasil 2013, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que as empresas brasileiras só ganham das argentinas na competição por mercado em um conjunto de 15 países com características econômico-sociais ou posicionamento no mercado internacional semelhantes. A nação mais competitiva do grupo permanece sendo o Canadá.

O trabalho foi divulgado durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado em Brasília, nos dias 11 e 12 de dezembro, que teve a competitividade como tema central.

Nos oito fatores considerados condicionantes da competitividade de um país, o Brasil se encontra no terço inferior (entre a 15ª e a 11ª posição) em cinco aspectos e, nos outros três fica no terço intermediário (da 10ª à 6ª). A pior situação é a dos fatores ‘peso dos tributos' (14º lugar), ‘disponibilidade e custo de capital' (14º), seguida por ‘infraestrutura e logística' (13º), ‘ambiente microeconômico' (13º) e ‘educação' (9º). O país está um pouco melhor em relação à ‘disponibilidade e custo de mão de obra' (7º), ‘ambiente macroeconômico' (10º) e ‘tecnologia e inovação' (8º).

Ferrovias

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que, em seu pronunciamento no ENAI, a presidente Dilma colocou alguns pontos considerados essenciais, como é o caso de investimentos expressivos em infraestrutura, mas destacou que a indústria tem pressa.

"Além das rodovias, temos uma questão crítica em Santa Catarina, que são as ferrovias, assunto abordado pela presidente. Elas vão exigir mobilização para que os pleitos catarinenses entrem nos projetos do governo. Da mesma forma precisamos melhorar o ambiente institucional reduzindo a burocracia, a demora no licenciamento ambiental e modernizando as normas trabalhistas que hoje tiram a flexibilidade nas negociações", afirmou.

Veja aqui todas as notícias

Indústria e parlamentares reforçam ação no Congresso

FIESC e Celesc buscam redução da tarifa de energia

FIESC promove concerto sinfônico na quinta-feira (19)

Indústria cobra ambiente favorável à competitividade

» Proposta de mínimo regional é entregue ao governo

» Newsletter volta a circular no dia 15 de janeiro

» Estudantes do SENAI expõem criações em evento de moda

» Sindicatos do Extremo-Oeste têm encontro com ministro

» Atleta do Futuro promove atividades para encerrar ano letivo

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun