Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 160  |  21.04 até 28.04.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Projeto aumenta produtividade da indústria de petróleo e gás
Indústrias fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás poderão aumentar a qualidade e a velocidade de seus processos de produção. O projeto que contempla o desenvolvimento de aplicações a laser nas etapas produtivas da indústria de P&G foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A iniciativa foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC).

A ação irá aprimorar a qualidade dos componentes processados, diminuir o tempo de execução e ampliar os potenciais de produção da indústria, o que reduz os custos e aumenta a produtividade.

O estudo será subsidiado pelo fundo setorial do petróleo e gás natural (CT-PETRO), iniciativa que apoia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de interesse do segmento.

O projeto consiste também na articulação de uma rede cooperativa entre instituições de ensino e empresas. A rede é formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade de São Paulo (USP-SP), que serão as co-executoras do projeto; pela UFSC, instituição executora; pela empresa Welle Tecnologia Laser, que acompanhará as pesquisas por deter o conhecimento tecnológico do processo, e pelo IEL/SC, entidade proponente.

O IEL/SC, além de ter auxiliado na estruturação do projeto, realizará a gestão e a coordenação técnica e financeira da rede, sendo a instituição responsável por aplicar metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos para garantir o alcance dos objetivos propostos.

As pesquisas serão realizadas durante dois anos e serão subsidias por mais de R$ 2 milhões. As atividades se iniciarão assim que os recursos forem repassados pelo órgão de fomento.

Veja aqui todas as notícias

Jogos Nacionais do Trabalhador começam amanhã, no RS

IEL/SC conquista prêmio Stemmer de Inovação

Emprego nas médias e grandes indústrias de SC tem alta de 1%

SENAI vai qualificar trabalhadores para estaleiro de Biguaçu

Farmácias do SESI adotam novos preços para medicamentos

Têxteis européias buscam fornecedores catarinenses

IEL/SC certifica empresas fornecedoras do estado

Convenção garantirá mais saúde e segurança para o trabalhador

Projeto aumenta produtividade da indústria de petróleo e gás

SENAI em Corcórdia comemora dia do Metalúrgico

Cravil implanta Ginástica na Empresa, do SESI/SC

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun