Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 161  |  28.04.10 a 05.05.10  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Senai inaugura em Blumenau escola de Construção Civil

O SENAI de Santa Catarina inaugura, amanhã (29), às 17 horas, a escola de construção civil de sua unidade de Blumenau, construída em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) do município. Esta será a segunda escola especializada no atendimento ao setor. A outra está localizada em Balneário Camboriú.

A área, de 282 m2, contará com sala de aula e laboratórios equipados com equipamentos de última geração para o setor. A estrutura conta com laboratórios de Práticas de Alvenaria e Acabamentos e de Hidráulica e Carpintaria. Outros laboratórios já existentes no SENAI em Blumenau - como os de eletricidade predial e de metalografia - também serão utilizados nos cursos oferecidos para a construção civil.

No ambiente, será desenvolvida formação profissional para as sete carreiras profissionais da construção civil: pedreiro de alvenaria, pedreiro de acabamentos, pintor, assentador de cerâmica e porcelanato, carpinteiros, armadores de ferragens, encanadores e eletricistas. Segundo o presidente do Sinduscon de Blumenau, Jorge Luiz Strehl, serão diretamente beneficiadas 50 construtoras, que hoje empregam em torno de três mil pessoas. Para o empresário, a formação de profissionais qualificados permitirá a ampliação da produtividade do setor.

- Enquanto um pedreiro que aprende na prática coloca 60 blocos de concreto, um que recebe treinamento especial pode chegar a 200 blocos - exemplifica.

A implantação da escola integra o projeto de ampliação da formação de profissionais para a construção civil. Estão em andamento cursos de aprendizagem industrial em (800 horas, para estudantes de 14 a 23 anos) em São José e Blumenau, e cursos de Qualificação Social (200 horas, para pessoas com mais de 16 anos), em Chapecó, Jaraguá do Sul, Itajaí e Joinville. Esses cursos, todos gratuitos, totalizam mais de 300 alunos. O SENAI, a Câmara da Indústria da Construção e os Sindicatos do setor estão negociando projetos para a ampliação da parceria, que podem resultar na construção de mais unidades especializadas em outras cidades do Estado. Além de Blumenau, existe uma escola especializada em Balneário Camboriú.

Os cursos já programados ou em andamento na nova escola em Blumenau são de pedreiro de alvenaria, pedreiro de acabamento, pintor de obras, encanador, carpinteiro de formas, carpinteiro telhadista, assentador de cerâmico, assentador de porcelanato, pastilheiro, armador de ferragens. A estrutura também será utilizada pelos alunos do Curso Técnico em Edificações e Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações.

Outros cursos da instituição atendem o setor da construção civil, como é o caso da área de gestão.

Veja aqui todas as notícias

FIESC define industriais que receberão a Ordem do Mérito

Senai inaugura em Blumenau escola de Construção Civil

FIESC abre inscrições para missões à Turquia e Angola

SESI inicia campanha de saúde e segurança no trabalho

Encontro debate perspectivas para o setor de agronegócio

Competência é cada vez mais importante no mercado de trabalho

660 vagas de estágio são oferecidas pelo IEL/SC em todo estado

Seminário mostra oportunidades de negócios entre SC e Angola

Gomes da Costa Alimentos qualifica trabalhadores no SESI/SC

Estudantes do SENAI participam de aula de videoconferência

IEL/SC participa da maior feira estudantil da região sul

SENAI oferece cursos da Academia Cisco em Tubarão

Wetzel vence SESI Pesca 2010

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun