Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 161  |  28.04.10 a 05.05.10  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Estudantes do SENAI participam de aula de videoconferência
Embora estivessem até 430 quilômetros distantes, 150 estudantes do Ensino Médio do SENAI em Santa Catarina tiveram a mesma aula de física na manhã desta quinta-feira. Os alunos que estavam em Lages, São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia puderam interagir com o professor Ricardo Beal, em Videira. Transmitida por meio do sistema de videoconferência da instituição, a aula foi o piloto de uma proposta de ampliar a interação dos professores e alunos das diversas unidades da região, buscando o máximo aproveitamento das competências existentes. 

As escolas do SENAI tem ampliado a utilização de videoconferências nas aulas. Instalado há cerca de um ano, o sistema tem pontos em 22 unidades da instituição, o que facilita a comunicação e as possibilidades de treinamento. A aula de física desta quinta-feira teve o objetivo de compartilhar uma dinâmica pedagógica e os conhecimentos em processos de eletrização do professor Ricardo Beal. A atividade será complementada com exercícios distribuídos previamente aos alunos e com os conteúdos complementares que serão transmitidos pelos docentes da disciplina nas demais unidades participantes.

- A proposta é promover a integração de alunos com docentes das diversas escolas do SENAI, aproveitando potencialidades, especialização e dinâmicas de cada professor - revela o diretor da instituição em Videira, Evandro César Desidério.

- A ideia é realizar pelo menos uma aula por mês via videoconferência.

A estrutura de comunicação, baseada na rede corporativa de dados do Sistema FIESC, permite maior agilidade no intercâmbio de professores e versatilidade na programação de atividades extraclasse. Nesta sexta-feira, por exemplo, uma professora de Lages ministrará aula de biologia aos alunos de Videira, 180 quilômetros distante e cujo professor estará acompanhando outra turma em viagem de estudos.

- O sistema de videoconferência facilita essas substituições momentâneas, permitindo que um professor possa acompanhar uma atividade externa, sem prejuízo das demais turmas - acrescenta Desidério.

O propósito do SENAI é aproveitar ao máximo as competências de seus professores. A aula piloto do projeto, por exemplo, aproveitou os conhecimentos de Beal em processos de eletrização e sua capacidade de ministrar aulas preparatórias para o vestibular.

- Foi uma experiência gratificante, pois nos permite uma nova perspectiva para a educação. Além disso, é muito bom interagir com profissionais e estudantes de outros núcleos do SENAI - afirmou o docente.

Para os estudantes também foi uma experiência inovadora.

- Foi a primeira vez que participei de uma aula por videoconferência. É uma ferramenta que pode ser explorada. Além disso é uma aula normal, mesmo que não seja em sala de aula com a presença física do professor, todos prestam a atenção e dá para aproveitar muito bem o conteúdo apresentado - afirma Thomás Dallagnol Pierosan, do 3º ano do ensino médio em Chapecó, a outros 180 quilômetros de Videira.

- A aula de hoje serviu para tirar algumas dúvidas sobre o conteúdo estudado. Além disso o professor trabalho com foco no vestibular, mostrando alguns exemplos e técnicas que podemos utilizar durante a prova -  salienta o colega de turma Lucas José Frizon.

Veja aqui todas as notícias

FIESC define industriais que receberão a Ordem do Mérito

Senai inaugura em Blumenau escola de Construção Civil

FIESC abre inscrições para missões à Turquia e Angola

SESI inicia campanha de saúde e segurança no trabalho

Encontro debate perspectivas para o setor de agronegócio

Competência é cada vez mais importante no mercado de trabalho

660 vagas de estágio são oferecidas pelo IEL/SC em todo estado

Seminário mostra oportunidades de negócios entre SC e Angola

Gomes da Costa Alimentos qualifica trabalhadores no SESI/SC

Estudantes do SENAI participam de aula de videoconferência

IEL/SC participa da maior feira estudantil da região sul

SENAI oferece cursos da Academia Cisco em Tubarão

Wetzel vence SESI Pesca 2010

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun