Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 403  |  11.03 até 18.03.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» FIESC alerta para ano desafiador para o setor produtivo


Nova sede regionial aproxima FIESC da indústria da região Sul (foto: Heraldo Carnieri)
O aumento nas tarifas de energia, a queda da confiança no futuro da economia e a lenta recuperação dos grandes mercados consumidores mundiais são alguns dos principais desafios para a indústria catarinense em 2015. A avaliação é do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, que realizou palestra na quinta-feira (5) na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Durante sua apresentação, Côrte destacou que estes fatores se somam a um cenário em que o setor produtivo já tem sua competitividade fortemente prejudicada pela baixa taxa de investimentos, pela legislação trabalhista defasada e pela alta de 41% nos custos industriais entre 2006 e 2013. Isso é ruim, porque em que vez de focar em questões como os seus processos produtivos, os empresários precisam se preocupar com questões que fogem a seu controle, como câmbio, tributos e energia, explicou.

Para sair da crise mais rápido, Côrte defendeu que as empresas invistam na diferenciação de seus produtos, em marketing e na educação de seus trabalhadores, já que as crises também representam oportunidades.

Apesar do cenário desafiador, a indústria de Santa Catarina tem registrado desempenho acima da média brasileira, com destaque para a geração de postos de trabalho . "Em 2014 o setor industrial catarinense liderou a criação de empregos no País em números absolutos", lembrou, acrescentando que em janeiro de 2015 a indústria catarinense criou 6 mil novas vagas, o segundo melhor desempenho no Pais, que ao todo gerou 22 mil posições.

O presidente ainda ressaltou que a Federação direciona suas ações para mitigar os efeitos deste cenário para a indústria do Estado. Os esforços na área educacional são um exemplo. Na próxima segunda-feira a entidade lança a nova fase do Movimento A Indústria pela Educação, por meio da qual estimula as empresas a investirem na área. Em 2015 a estratégia será convidar o jovem a se tornar protagonista desse processo. Entre outras iniciativas das entidades da FIESC também citou a construção de rotas de crescimento para 16 setores da indústria catarinense, a implementação de 10 institutos de tecnologia e inovação em diversas cidades de Santa Catarina, além do instituto de inovação focado na saúde e segurança do trabalhador.

Nova sede no Sul - A palestra foi realizada após a entrega da nova sede da Federação em Criciúma. Localizado no Centro da cidade, o novo ambiente tem 347 metros quadrados, incluindo auditório, e integra a estratégia de regionalização da FIESC, que busca estar cada vez mais próxima da indústria. "Estamos aqui com satisfação e orgulho. Representamos 27 municípios da região, que possui 5,9 mil indústrias e 79,8 mil trabalhadores no setor", disse o vice-presidente regional da FIESC Diomício Vidal. Ele destacou que a estrutura fortalecerá o associativismo, para que os empresários da região possam fazer cada vez mais para o crescimento, atuando em conjunto.

"Esta era uma antiga reivindicação e um compromisso nosso. Mas, mais importante do que as instalações físicas, é receber as pessoas, congregar os industriais e trabalhadores, para ser referência na discussão dos assuntos que são relevantes para a região", disse Côrte.

Veja aqui todas as notícias

SENAI e BMW desenvolvem curso na área automotiva

Projeto de lei do novo mínimo regional tramita na ALESC

SESI Matemática traz a SC uma nova maneira de ensinar a disciplina

Vendas da indústria catarinense caem 12,6% em janeiro

» FIESC alerta para ano desafiador para o setor produtivo

» Exportações de SC recuam 11,8% no primeiro bimestre

» Em Chapecó, FIESC propõe PPPs para infraestrutura

» Catarinenses se preparam para torneio de robótica

» Região Serrana adere ao Programa Novos Caminhos

» Canal Futura estreia série sobre educação

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun