Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 403  |  11.03 até 18.03.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI Matemática traz a SC uma nova maneira de ensinar a disciplina


Proposta promove o aprendizado de maneira lúdica (Foto: Antonio Batalha)

O SESI traz a Santa Catarina uma nova maneira de ensinar matemática. O SESI Matemática, que teve sua primeira unidade entregue na última quinta-feira (5), associa práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online, e ensina a disciplina de maneira mais leve e divertida. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, anunciou que está programada para o próximo dia 31 a entrega da segunda unidade, na Grande Florianópolis, com a presença de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Desenvolvido pela FIRJAN, o programa inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. "O legado que podemos deixar para as próximas gerações é a educação", disse Côrte, no evento que marcou o início das atividades do programa em Criciúma. Ao destacar que a metodologia busca envolver as crianças, ele também valorizou o envolvimento dos pais. "Uma escola só é boa com bons professores e pais presentes", disse.

O superintentende do SESI, Fabrizio Machado Pereira, ressaltou que o programa precisa ser percebido num contexto mais amplo do que o de uma sala com equipamentos e materiais didáticos. "O professores são capacitados não só para dominar conteúdos, mas para transmiti-los de uma nova maneira", afirmou, acrescentando que o País não pode se conformar com os indicadores educacionais baixos que possui em exames internacionais como o PISA, pois este tipo de deficiência configura um obstáculo à qualidade do ensino técnico, numa etapa posterior, e, principalmente, à competitividade da indústria.

"A matemática é básica para o conhecimento, mas nem todos gostam, embora todos precisem dela", disse o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, ao destacar a importância da iniciativa.

O projeto começa na unidade escolar de Criciúma e 90 estudantes das séries finais do ensino fundamental serão beneficiados, além dos 576 trabalhadores que frequentam os cursos de educação básica para jovens e adultos. As regiões do Vale do Itajaí Mirim, Meio Oeste, Vale do Itapocu, Joinville, Grande Florianópolis, Oeste e Extremo Oeste também serão contempladas pelo programa, beneficiando mais 4,2 mil estudantes. As regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale, Serra e Planalto Norte também participarão da iniciativa com o kits itinerantes. Mais informações sobre o SESI Matemática no site www.firjan.org.br/sesimatematica

Veja aqui todas as notícias

SENAI e BMW desenvolvem curso na área automotiva

Projeto de lei do novo mínimo regional tramita na ALESC

SESI Matemática traz a SC uma nova maneira de ensinar a disciplina

Vendas da indústria catarinense caem 12,6% em janeiro

» FIESC alerta para ano desafiador para o setor produtivo

» Exportações de SC recuam 11,8% no primeiro bimestre

» Em Chapecó, FIESC propõe PPPs para infraestrutura

» Catarinenses se preparam para torneio de robótica

» Região Serrana adere ao Programa Novos Caminhos

» Canal Futura estreia série sobre educação

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun