Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 403  |  11.03 até 18.03.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Em Chapecó, FIESC propõe PPPs para infraestrutura


Evento reuniu empresários e lideranças do Oeste

Santa Catarina necessita de 3 bilhões de reais por ano em investimentos em obras federais de mobilidade e infraestrutura para atender as necessidades de seu crescimento, mas os investimentos públicos realmente realizados oscilam entre 300 e 350 milhões de reais por ano através do PAC (programa de aceleração do crescimento) e concentram-se na BR-101. A avaliação foi feita pelo primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mário Cezar de Aguiar, ao abrir o seminário "Parcerias público-privadas: uma alternativa para investimentos na infraestrutura catarinense", na sexta-feira (6), em Chapecó.  O evento teve apoio da Consultoria KPMG, da SC Parcerias e da OAB/SC e foi coordenado pelo vice-presidente regional da federação Waldemar Antônio Schmitz.

Estimulada com as possibilidades abertas pela legislação, a FIESC elabora um amplo diagnóstico da situação catarinense para estabelecer quais as parcerias possíveis entre a administração pública das três esferas (Municípios, Estado e União) e os investidores privados.

O sócio da Consultoria KPMG Charles Schramm proferiu a palestra "O Estado futuro: 2030 e como se preparar utilizando as parcerias público-privadas (PPP)". Observou que as PPPs são relacionamentos de longo prazo, com duração de no mínimo cinco e no máximo 35 anos entre empresas e entes públicos. Por isso devem ser relações sólidas e confiáveis, com garantias de efetivo pagamento das empresas investidoras pelo poder público.

O consultor destacou que o descompasso entre a urbanização e o crescimento populacional nas áreas rurais. Nas cidades, portanto concentra-se a maior necessidade de investimentos. No ranking geral de 144 países pesquisados, o Brasil ficou em 114ª posição em infraestrutura. A necessidade atual de investimentos é de 4% do PIB, mas o país investe apenas 2%.

Com informações da MB Comunicação

Veja aqui todas as notícias

SENAI e BMW desenvolvem curso na área automotiva

Projeto de lei do novo mínimo regional tramita na ALESC

SESI Matemática traz a SC uma nova maneira de ensinar a disciplina

Vendas da indústria catarinense caem 12,6% em janeiro

» FIESC alerta para ano desafiador para o setor produtivo

» Exportações de SC recuam 11,8% no primeiro bimestre

» Em Chapecó, FIESC propõe PPPs para infraestrutura

» Catarinenses se preparam para torneio de robótica

» Região Serrana adere ao Programa Novos Caminhos

» Canal Futura estreia série sobre educação

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun