Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 419  |  01.07 até 08.07.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Evento na FIESC debate qualidade e segurança dos alimentos


Evento segue até a tarde desta sexta-feira, com 14 outras palestras, além de plenárias e seção de pôsteres. (Foto: Heraldo Carnieri)
A crescente diversidade nos tipos de alimentos consumidos em todo o mundo, com a adoção de culinárias de países estrangeiros, aumentou em muito a complexidade da regulação e controle da produção e preparo dos alimentos. O movimento impõe desafios e obriga a criação de parcerias entre os órgãos responsáveis pela qualidade e segurança dos produtos oferecidos à população. A afirmação é de Guilherme da Costa Júnior, vice-presidente da Comissão Codex Alimentarius, órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele realizou, na quinta-feira (25), a palestra de abertura do 4º Workshop Internacional de Segurança dos Alimentos, promovido pelo SENAI (entidade da FIESC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Institute of Food Technologists (IFT), dos Estados Unidos.

"Todos somos chamados a trabalhar com inteligência na busca na busca das melhores soluções para a segurança dos alimentos. Isso está diretamente relacionado com medidas de proteção a saúde. Na verdade, estamos falando de pessoas. Todo este envolvimento está dirigido às pessoas, que devem ser os destinatários dos frutos do desenvolvimento e do avanço da tecnologia", afirmou Glauco José Côrte, presidente da FIESC.

O encontro reuniu 110 pesquisadores, técnicos e representantes de indústrias para discutir tecnologias e avanços na produção de alimentos seguros. Eles representaram 19 Estados brasileiros, além de Estados Unidos, Canadá, Grécia e Itália. "Espero que esta troca de conhecimento entre os nossos colegas, as empresas, e os convidados estrangeiros estimule o crescimento desta área, que é de extrema importância. A universidade está interessada em ter este tipo de parceria, de cooperação.", disse Jamil Assreuy Filho, pró-reitor de Pesquisa da UFSC.

A programação geral teve início na véspera com um curso de Extensão Profissional Premium sobre Food Defense Awaraness, ministrado pelos professores Neal Fredrickson e Erin Mann, da Universidade de Minnesota (EUA). Na quinta-feira, outro curso abordou as ferramentas de microbiologia para segurança e qualidade dos alimentos, tendo como professores Kostas Koutsoumanis (Universidade Aristóteles de Salonica-Grécia) e Juan Aguirre Garcia (Universidade da Ilha de Prince Edward-Canadá).

O evento seguiu até sexta-feira, com a realização de 14 outras palestras, além de plenárias e sessão de pôsteres. Mais informações pelo site do SENAI.

Veja aqui todas as notícias

Investimento em energia ajuda a enfrentar a crise

Mudança na desoneração agravará dificuldades, avalia indústria

Brusque adere ao Programa Novos Caminhos

Evento na FIESC debate qualidade e segurança dos alimentos

» Câmaras e Comitês da FIESC têm reunião de alinhamento

» Jaraguá do Sul implanta Câmara Regional de educação

» FIESC reúne mais de 700 pessoas em São Miguel do Oeste

» Rodada de negócios reúnem micro, pequenas e médias

» Rede SENAI de Alimentos e Bebidas se reúne na FIESC

» IEL/SC participa de ciclo de palestras do MCE

» BID destinará US$ 180 mil para pesquisas educacionais

» Cuidar da saúde do trabalhador é investimento

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun