Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 419  |  01.07 até 08.07.2015  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» IEL/SC participa de ciclo de palestras do MCE

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realiza nesta quinta-feira (2) debate sobre inovação na crise. O evento, que ocorre na FIESC, integra ciclo de palestras promovido pelo Movimento Catarinense pela Excelência (MCE). Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.

Em ranking do The Global Innovation (2013), o Brasil ocupa a 64ª posição quando o assunto é inovação. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que indústrias inovadoras exportam 16% a mais do que aquelas que não inovam. Embora Santa Catarina reúna 2,3 mil indústrias que adotam o regime contábil do lucro real, apenas 90 delas se utilizam da Lei do Bem (11.196/2005), que oferece incentivos fiscais para a inovação.

Uma das iniciativas lançadas pela FIESC para elevar o número das empresas que utilizam as vantagens previstas nessa lei, é o programa de acesso aos incentivos fiscais e à inovação e transferência tecnológica (Profit). O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que observa a iniciativa como uma experiência piloto e que pode ser ampliada para outros Estados, já que o índice de adesão é baixo em todo o país.

O programa teve início em maio, com um seminário de sensibilização realizado em Joinville. Na sequência, será realizado diagnóstico com 100 indústrias catarinenses que cumprem os requisitos básicos. As 30 empresas desse grupo que avançarem mais no processo de desenvolvimento da gestão da inovação serão contempladas com uma consultoria para a adesão à lei. Em paralelo, o programa realizará um mapeamento dos provedores de soluções em inovação (institutos voltados ao desenvolvimento de pesquisa). No final do ano, será realizada rodada de negócios de transferência de tecnologia, na qual serão identificadas potenciais parcerias.

Veja aqui todas as notícias

Investimento em energia ajuda a enfrentar a crise

Mudança na desoneração agravará dificuldades, avalia indústria

Brusque adere ao Programa Novos Caminhos

Evento na FIESC debate qualidade e segurança dos alimentos

» Câmaras e Comitês da FIESC têm reunião de alinhamento

» Jaraguá do Sul implanta Câmara Regional de educação

» FIESC reúne mais de 700 pessoas em São Miguel do Oeste

» Rodada de negócios reúnem micro, pequenas e médias

» Rede SENAI de Alimentos e Bebidas se reúne na FIESC

» IEL/SC participa de ciclo de palestras do MCE

» BID destinará US$ 180 mil para pesquisas educacionais

» Cuidar da saúde do trabalhador é investimento

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun