Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 450  |  24.02 até 2.03.2016  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Professores de Chapecó participam de projeto da OCDE

Professores da rede escolar de Chapecó participaram na quarta e quinta-feira (17 e 18 de fevereiro) de capacitação para atuar em projeto da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A iniciativa, voltada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, é promovida pela Federação das Indústrias (FIESC) em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Educação de Chapecó. Ao todo, 90 docentes participam da capacitação. O município é o único do Brasil a participar do projeto que envolve outros 14 países.

Características como a colaboração, o respeito, a criatividade, entre outros, são consideradas competências socioemocionais. "É fato que hoje habilidades como redação e raciocínio lógico são insuficientes para garantir o êxito profissional. Por isso, para ser bem sucedido profissionalmente, é necessário desenvolver outras competências, como iniciativa, trabalho em equipe, disciplina e inovação. Esse é o novo profissional que o mercado de trabalho precisa", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

A metodologia criada pelo Instituto pretende disseminar em larga escala o desenvolvimento de competências como curiosidade, pensamento crítico, colaboração e autoconfiança. Na sala de aula, os professores serão estimulados a integrar ao currículo tradicional novos recursos que despertem no estudante habilidades para o mundo do trabalho.

Pesquisa do Instituto Ayrton Senna, realizada com 25 mil alunos, mostrou que, ao desenvolver competências socioemocionais, a formação acadêmica também melhorou. O impacto foi positivo em língua portuguesa e matemática. Alunos que se esforçaram e se tornaram mais responsáveis e organizados (conscienciosos) ganharam quatro meses e meio de aprendizado em matemática em relação àqueles que não aperfeiçoaram essas habilidades.

Veja aqui todas as notícias

FIESC mobiliza indústria contra o aedes aegypti

Professores de Chapecó participam de projeto da OCDE

SESI Ciências atenderá alunos da rede escolar de Caçador e região

Lentidão nas obras em rodovias de SC é tema de reunião

» SESI entrega farmácia em Joinville

» Câmara de Educação debate prioridades da região Sudeste

» Industriais de SC seguem pessimistas com a economia

» Série de reportagens aborda reformas que o Brasil precisa

» Estudo sobre BR-282 é entregue ao ministro dos Transportes

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun