Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 171  |  07.07 até 14.07.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Empresários defendem mobilização do estado para manter estaleiro


Representantes do Cofem durante assinatura do ofício (foto: Dâmi Radin)
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) encaminhou nesta quinta-feira (1º) ofício ao governador do estado e aos parlamentares catarinenses defendendo envolvimento para manter no estado o estaleiro da OSX, orçado em R$ 3 bilhões, com geração de 4 mil postos de trabalho. O COFEM reúne as federações empresariais catarinenses representando todos os setores da economia.

O anúncio ao mercado pelo Grupo EBX de que iniciou tratativas para licenciamento ambiental de estaleiro no norte fluminense é visto com preocupação pelos empresários. "Mesmo que o Rio tenha sido anunciado como um ‘plano B', estamos diante de uma clara sinalização de que Santa Catarina não pode perder tempo", avalia o primeiro vice-presidente do Sistema FIESC, Glauco José Corte, que participou da reunião do COFEM representando a entidade nesta quinta-feira.

No documento, as entidades empresariais salientam que o estaleiro representa a possibilidade de impulsionar e consolidar cadeias produtivas instaladas e tradicionais de nosso estado, como a metalmecânica e a da construção naval. O ofício chama atenção para o fato de que, desde as primeiras manifestações públicas sobre o projeto, sempre foi destacada a preocupação com o meio ambiente, com a garantia de que serão implantados os mais modernos sistemas de gestão integrada da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, com base em normas consolidadas internacionalmente, afirma o texto.

Para os empresários, o projeto assegura uma participação relevante de Santa Catarina na cadeia da exploração de petróleo e gás, um dos segmentos com maior potencial de crescimento no País ao longo dos próximos anos.

Integram o COFEM as Federações do Comércio (Fecomércio), das Associações Empresariais (Facisc), da Agricultura (Faesc), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras Lojistas (FCDL) e das Indústrias (FIESC).

 

Veja aqui todas as notícias

FIESC entrega agenda Desenvolvimento SC a candidatos ao governo

SENAI vai oferecer mais de 10 mil horas de qualificação em julho

SESI/SC recebe prêmio da ADVB/SC nesta quinta-feira em Criciúma

Seminário na FIESC mostra oportunidades no mercado chinês

SENAI já recebe inscrições para o Prêmio CNI FIESC 2010

Catarinenses participam do encontro Baviera-Brasil 2010

Trabalhadores de Jaraguá do Sul aprendem libras

Consultoria leva tecnologia de produção mais limpa ao Paraguai

Empresa libera trabalhadores para participar de cursos

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun