Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 171  |  07.07 até 14.07.2010  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SESI/SC recebe prêmio da ADVB/SC nesta quinta-feira em Criciúma

O SESI Santa Catarina recebe nesta quinta-feira (8), em Criciúma, prêmio concedido pela ADVB/SC que valoriza as iniciativas realizadas em prol da responsabilidade social. Com o case "Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria" o SESI Santa Catarina foi uma das empresas que venceu a 12ª edição do Empresa Cidadã ADVB/SC.

O programa Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria tem o objetivo de facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Criado em 2007, o projeto, pioneiro no país, foi concebido para alunos com deficiências diversas. Ao longo desses três anos, o projeto construiu sete unidades de ensino com capacidade para atender até 1.033 pessoas com deficiência. Atualmente, cerca de 700 alunos participam do programa e mais de 35 indústrias do Estado são parceiras da ação.

Programa Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria

O programa é dividido em cinco etapas. Uma delas é o censo, um mapeamento feito nos municípios de Santa Catarina em que há representatividade industrial e interesse dos empresários locais. Em outra etapa do Programa de Inclusão, o SESI/SC mobiliza e sensibiliza indústrias e pessoas com deficiência. Após, há uma oferta de cursos de ensino fundamental e médio, ministrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, com metodologia e salas de aula com recursos adequados a cada tipo de deficiência. Essas atividades já são oferecidas nos municípios catarinenses de São José, Joinville, Brusque, Blumenau, Videira, Caçador e Jaraguá do Sul, além de Marau, no Rio Grande do Sul.

Igualmente é oferecido o processo de qualificação profissional, para que as pessoas com deficiência melhorem suas condições de empregabilidade e se adaptem às necessidades das empresas. Essa ação é executada pelo SENAI/SC, parceiro do programa. Por fim, a inclusão nas indústrias é feita por meio de avaliação dos postos de trabalho do ambiente industrial, desenvolvimento de programas de valorização e gestão da diversidade nas empresas.  

O prêmio

Das 40 empresas catarinenses inscritas, 15 serão premiadas. Os representantes dos projetos que obtiveram destaque nas categorias de desenvolvimento cultural, participação comunitária e preservação ambiental receberão troféu e o certificado de premiação, como forma de reconhecimento pela conquista. A premiação será realizada no Salão Social do Clube Mampituba. Esta é a primeira vez que a região Sul recebe uma cerimônia de premiação do Empresa Cidadã ADVB/SC, prêmio que reconhece e homenageia as empresas que promovem os melhores trabalhos em prol da responsabilidade social.

Veja aqui todas as notícias

FIESC entrega agenda Desenvolvimento SC a candidatos ao governo

SENAI vai oferecer mais de 10 mil horas de qualificação em julho

SESI/SC recebe prêmio da ADVB/SC nesta quinta-feira em Criciúma

Seminário na FIESC mostra oportunidades no mercado chinês

SENAI já recebe inscrições para o Prêmio CNI FIESC 2010

Catarinenses participam do encontro Baviera-Brasil 2010

Trabalhadores de Jaraguá do Sul aprendem libras

Consultoria leva tecnologia de produção mais limpa ao Paraguai

Empresa libera trabalhadores para participar de cursos

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun