Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 532  |  11.10 até 18.10.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Venda industrial cresce em agosto e reverte resultado negativo

O faturamento real da indústria catarinense cresceu 3,1% em agosto na comparação com julho, mostram os dados livres de efeitos sazonais, da pesquisa Indicadores Industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O resultado do oitavo mês interrompe a trajetória de queda e pela primeira vez no ano as vendas ficam positivas e acumulam alta de 0,5% até agosto. No mesmo período, o resultado nacional apresenta contração de 3,5%, informa a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Clique aqui e veja os dados completos.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembra que além do desempenho positivo nas vendas, o Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina (IBCR-SC) do acumulado do ano até julho cresceu 3% contra 0,14% do Brasil no período. "Como os dados positivos se somam a outros indicadores favoráveis, como os do emprego e da confiança, está se consolidando a trajetória de recuperação da economia catarinense", avalia Côrte. "O perfil econômico desconcentrado do Estado e a força de nossa indústria, a mais diversificada do País, explicam o desempenho diferenciado de Santa Catarina em relação ao restante do Brasil", completa.

No ano, os setores com melhores desempenho são: equipamentos de informática e produtos eletrônicos (14,4%), produtos alimentícios (10,5%), metalurgia (7,4%), produtos de metal (5,3%), móveis (3,9%), celulose e papel e produtos de papel (3,5%) e vestuário e acessórios (2,2%). O desempenho negativo no período foi registrado nos segmentos: produtos de borracha e material plástico (8,8%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,9%), máquinas e equipamentos (4,4%), produtos de madeira (2,6%) e têxteis (0,8%).

Em agosto, a utilização da capacidade instalada aumentou 1,8 ponto percentual e alcançou 82,34 pontos na série dessazonalizada. No acumulado do ano, a massa salarial, apesar de manter variação negativa, tem crescido (passou de -1,2% em julho para -0,71% em agosto). O impacto positivo em relação ao mesmo mês do ano anterior é provocado, especialmente, pelo avanço em equipamentos de informática e produtos eletrônicos (13,65%), móveis (13,31%) e metalurgia (8,38%).

As horas trabalhadas na produção mantêm recuo de 0,72% no acumulado do ano até agosto. A retração é puxada, especialmente, pelos setores de produtos de borracha e material plástico (-14,47%) e máquinas e equipamentos (-8,65%).

Balança comercial: No acumulado do ano até setembro, as exportações catarinenses somaram US$ 6,431 bilhões, avanço de 14% frente ao mesmo período de 2016, constituindo-se no maior valor desde 2014 e fechando o segundo período seguido de crescimento. Este desempenho coloca o Estado, no ano, em 8º lugar no ranking das exportações, responsável por 3,9% das vendas externas brasileiras.

De janeiro a setembro, as importações do Estado cresceram 22,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando US$ 9,255 bilhões, resultado que, embora acima do observado em 2016, está abaixo da média dos últimos sete anos. Ainda assim, esse desempenho dá a Santa Catarina o segundo lugar no ranking de importações, respondendo por 8,3% das compras vindas do exterior. Clique aqui e veja os dados completos.

Acompanhe no Portal Setorial FIESC o desempenho da economia.

Veja aqui todas as notícias

Federações empresariais lançam manifesto por reformas

Alunos de SC participam do mundial de profissões

Venda industrial cresce em agosto e reverte resultado negativo

Micro e pequenas respondem por mais da metade dos empregos

» Opinião: Um Brasil melhor, por Glauco José Côrte

» Xanxerê recebe unidade do SESI

» FIESC entrega escritório da vice-presidência Vale do Itajaí

» SESI abre inscrições para torneio de robótica da FLL

» Indústria debate mudança nas regras para petróleo e gás

» Voluntários atendem alunos com aulas de reforço escolar

» Sucessão empresarial e governança são temas de encontro

» Corrida do Bem reúne 430 participantes em São Miguel

» Evento promove capacitação sobre fiscalização em obras

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun