Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 534  |  25.10 até 1.11.2017  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» SC amplia oferta de ensino médio nas escolas públicas


Encontro foi realizado na FIESC, em Florianópolis, na quarta-feira (18). Foto: Filipe Scotti
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou na quarta-feira (18) encontro com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e o Instituto Itaú BBA para discutir a ampliação da oferta do projeto de ensino médio integrado à educação profissional. O modelo em execução pela SED foi estruturado com a contribuição do SENAI, entidade da FIESC, baseado no projeto Conecte, que oferece formação profissional integrada à educação básica em tempo reduzido desde o início de 2017.

Durante o encontro, o 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância de aproximar o setor produtivo das questões ligadas à educação. "Acompanhei a decisão da implantação da Universidade Federal de Santa Catarina em Joinville, dentro do condomínio empresarial, iniciativa que aproximou os dois lados. Acredito que essa distância que ainda ocorre entre as instituições de ensino e o setor produtivo tem que ser vencida. Já conseguimos isso com o SENAI", avaliou.

O secretário de Educação, Eduardo Deschamps, detalhou o projeto chamado de EMIEP (ensino médio integrado ao ensino profissional) e alertou que os testes PISA, Prova Brasil e Ideb são termômetros, mas não retratam, de fato, a situação da educação no Brasil. "Estas avaliações estão apontando para alguns problemas. Quando relaciono outros fatores, como a taxa de evasão e de reprovação e o sentimento de desconexão no tipo de formação para a aquilo que o estudantes deseja fazer, temos um cenário muito claro de que a educação está doente", analisou o secretário. "Temos um sistema extremamente complexo para lidar que não se soluciona com coisas simples. Temos que articular muitas coisas no País para que as coisas aconteçam. A gente pode ter o melhor sistema do mundo, mas não vai funcionar se a família não estiver envolvida", acrescentou.

Deschamps reforçou a importância de se ampliar a articulação com a educação profissional, um dos quatro pilares do novo ensino médio, e salientou que a base nacional comum que está sendo discutida considera esta necessidade. Citou exemplos de países nos quais a formação básica aliada ao ensino técnico chega a 70% dos estudantes - como é o caso da Alemanha e da Áustria. "Nossa inspiração é o SENAI Conecte. Será que podemos fazer algo semelhante como os clubes criados pelo SENAI? É importante estabelecer esse intercâmbio. Também precisamos olhar o que o Itaú BBA tem feito em outros Estados, para fazer ajustes de rota em Santa Catarina. Preciso me apropriar do conhecimento e decidir como vou fazer essa construção", frisou o secretário.

Com o SENAI Conecte, em apenas três anos os alunos recebem uma única certificação, mas duas formações: o ensino médio e o curso técnico em informática. No contraturno, eles ainda têm a possibilidade de participar de programas chamados de "clubes", que estimulam empreendedorismo, liderança, indústria 4.0, fluência em inglês e atividades artístico-culturais. O Conecte é um modelo de educação inovadora, que está alinhado com a proposta do novo ensino médio, formando jovens com as competências do profissional do século 21.

Veja aqui todas as notícias

Côrte é reconhecido por promover a educação na América Latina

Seminário reúne especialistas mundiais em educação

Investe SC apresenta o potencial catarinense para atrair negócios

Indústria segue otimista e tem melhor ICEI para outubro desde 2010

» FIESC encerra missão à China com visita à Huawei

» SC amplia oferta de ensino médio nas escolas públicas

» 25 de outubro é o dia de lembrar sobre epidermólise bolhosa

» Curso sobre leis de incentivo fiscal capacita em Joinville

» Aplicativo para smartphones explica legislação trabalhista

» Encontro Finep para inovação será nos dias 6 e 7, na FIESC

» Câmara da Indústria do Mobiliário tem reunião em Caçador

» Programa oferece condições para troca de motores

» Torneio de robótica da FLL está com inscrições abertas

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun