Newsletter Semanal da FIESC  |  nº 589  |  5.12 até 12.12.2018  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Encontro na FIESC debate saneamento básico em SC


Encontro Estadual de Cooperação Técnica em Saneamento Ambiental reuniu autoridades e especialistas na sede da FIESC, em Florianópolis (foto: Filipe Scotti)
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) sediou na quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, o VII Encontro Estadual de Cooperação Técnica em Saneamento Ambiental. O evento, que debateu assuntos relacionados a saneamento, gerenciamento de resíduos sólidos e eficiência energética, foi promovido pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa SC) e pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Regional Santa Catarina (Assemae SC) e contou com apoio da FIESC.

Durante a abertura do encontro, o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância do investimento em saneamento para as condições de vida e de saúde da população e resgatou referenciais trazidos por estudo recente da CNI sobre saneamento básico. "Apesar de Santa Catarina registrar uma cobertura de abastecimento de água e de tratamento do esgoto coletado acima da média brasileira, apenas 20,9% dos efluentes recebem tratamento antes de voltar para a natureza. É o pior índice da região Sul", afirmou.

Mario Cezar de Aguiar lembrou do Monitora FIESC, ferramenta que acompanha o andamento e o cronograma das obras de infraestrutura no estado, facilitando ações de fiscalização e na busca por soluções nos setores. Em 2018, foram monitoradas 20 obras de saneamento em todo o estado, que concentraram 324 milhões de reais de investimentos e ainda devem aportar mais 507 milhões de reais.

O presidente da FIESC lembrou que muitas dificuldades na área ocorrem por problemas de gestão. "O saneamento precisa estar entre as prioridades do governo eleito". Ele acredita que a ampliação de parcerias com o setor privado é importante para ampliar o volume de investimentos e se atingir a melhoria dos serviços.

Para o superintendente estadual da Funasa em Santa Catarina, Adenor Piovesan, é necessário buscar pela maior agilidade na conclusão de obras na área. O presidente da Assemae Regional de Santa Catarina, Ademir Izidoro, complementou que aplicar recursos em saneamento evita gastos futuros com a saúde.

Com o tema "A engenharia e a fiscalização de empreendimentos públicos de saneamento", o encontro reúne técnicos de fiscalização de obras de saneamento, além das empresas públicas municipais de saneamento de todas as regiões de Santa Catarina.

Veja aqui todas as notícias

Opinião: Incentivos e arrecadação, por Mario Cezar de Aguiar

3,8 mil jovens e adultos concluem formação básica do SESI

Conselho de Infraestrutura tem reunião na quarta-feira

SENAI oferece mais 10 mil vagas para cursos de aprendizagem

» Demora no acesso ao novo aeroporto pode afetar SC-405

» Conselho de Economia debate saúde fiscal e seus impactos

» Encontro aproxima indústrias de SC das demandas militares

» Alunos do SENAI conquistam prêmios em moda inclusiva

» Seminário em São Bento do Sul aborda segurança hídrica

» Encontro na FIESC debate saneamento básico em SC

» Indústria & Competitividade aborda incentivos à economia

» SCMC promove palestras gratuitas com o Instituto Rio Moda

» No Sul, jovens se formam no Programa Novos Caminhos

» Corrida do Bem em Jaraguá reúne mais de 1,5 mil atletas

» Projetos de SC são apresentados em feiras tecnológicas

» Instituições com responsabilidade social são certificadas

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun