Newsletter Indústria em Ação  |  nº 03  |  5/06 a 18/06  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
» Sinplasc participa de evento com ministro de Minas e Energia


Em evento realizado no dia 24 de maio com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o setor plástico apresentou demandas para ampliar a contribuição com o desenvolvimento do estado. O encontro, organizado pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL), teve o objetivo de apresentar as principais pautas da região e contou com a presença do governador Carlos Moisés. A iniciativa é da Frente Parlamentar Catarinense, bancada composta pelos 16 deputados federais e três senadores.

Para o diretor-executivo do Sinplasc, Elias Caetano, foi um grande momento para o setor afirmar sua importância para a região e para o estado. "É fundamental que a indústria local demonstre a sua força e se manifeste em defesa dos frequentes ataques impostos aos seus produtos, especialmente diante de um público tão representativo e com poder de decisão, como as autoridades que estavam presentes nessa ocasião. Obtivemos várias manifestações de apoio", destacou o executivo.

Atualmente 56 projetos tramitam no congresso nacional ameaçando a atividade. As matérias propõe o banimento de produtos, pondo em risco a viabilidade da maior parte das indústrias da região.

"Existe muita desinformação sobre esse tema. Reconhecemos o problema sério que é o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto, mas defendemos medidas que sejam realmente eficazes", alertou Caetano. "Somos o segundo polo reciclador do país, portanto conhecemos o potencial de ganho de escala dessa atividade e defendemos que políticas de incentivo são a solução mais efetiva para o problema, evitando que mais plásticos cheguem ao mar e recolhendo e reaproveitando os materiais que já estão indevidamente no ambiente", concluiu.

O setor também fez referência à Lei estadual nº 17.727/2019 dos canudinhos, recentemente sancionada pelo governador Carlos Moisés. "Santa Catarina está dando um grande exemplo com essa lei, que foi muito bem construída na ALESC e representa um verdadeiro marco para o nosso setor. Ela é muito mais avançada, inovadora e positiva que um mero banimento, por isso precisamos compreendê-la bem para implementá-la e promovê-la. É essa tipo de Lei que queremos tramitando em Brasília" finalizou o diretor-executivo do Sinplasc.

Um ofício contendo os pleitos específicos do setor foi deixado com a equipe de gabinete do Deputado Daniel Freitas para ser distribuído aos demais integrantes da Frente Parlamentar Catarinense e às demais autoridades presentes.

Veja aqui todas as notícias

Confederações empresariais entregam carta a Bolsonaro em apoio à reforma da Previdência

LAC deve ser ampliada para transporte de produtos perigosos

Conheça os cursos gratuitos para indústrias e sindicatos do setor

Sintex assina manifesto em defesa dos incentivos fiscais para o comércio exterior

» Na FIESC, sindicatos de indústria são homenageados

» Dia do Meio Ambiente: setor produtivo atento à questão

» Indústrias do Planalto Norte debatem temas do setor florestal

» 73% das empresas têm interesse em aplicar nanotecnologia

» Sinduscon Oeste conclui planejamento estratégico 2019-2023

» Em Lages, oficina esclarece regime especial drawback

» Sinplasc participa de evento com ministro de Minas e Energia

» FIESC apresenta o potencial de SC no Fórum Brasil-França

» Abertas inscrições para missões à Colômbia e ao Paraguai

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun