Newsletter Indústria e Ação  |  nº 11  |  25.9 a 1º.10  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Indústria de SC de olho em potencial de R$ 17,5 bilhões em negócios na área de defesa


Evento será realizado na Base Aérea de Florianópolis. Foto: Sargento Johnson/Força Aérea Brasileira

:: Confira a programação completa e informações sobre como participar do evento

A primeira edição da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa, será realizada de 27 a 29 de setembro, na Base Aérea de Florianópolis, para aproximar indústrias das demandas militares. Só em 2018, as licitações e contratos das Forças Armadas somaram R$ 17,5 bilhões, conforme dados do portal da transparência do governo federal. Realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), entidade da FIESC, o evento vai apresentar produtos e novas tecnologias da indústria e projetos estratégicos da Marinha, Exército e Aeronáutica que estão em andamento e orientar as empresas sobre os requisitos para fornecer às Forças. As compras militares vão muito além de armamentos e incluem produtos básicos como alimentos, roupas, calçados, fardamento, mobiliário e eletrodomésticos, por exemplo. Durante a feira serão expostos diversos equipamentos militares como aviões de vários modelos, helicópteros, embarcações, carros blindados, uniformes inteligentes e simuladores de voo.

"A aproximação entre empresários e Forças Armadas vai possibilitar a troca de conhecimentos de lado a lado. O setor privado pode conhecer melhor as necessidades dos militares. Ao mesmo tempo, vale mostrar a representantes das Forças a qualidade dos produtos oferecidos pela indústria catarinense. Isso é importante para gerar parcerias e negócios", diz o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Além da feira, com estandes de instituições de ensino, startups e indústrias de médio e grande porte de segmentos variados (metalmecânico, têxtil, de tecnologia, entre outros), o evento terá uma série de painéis na programação técnica paralela.

A abertura será no dia 27, às 10 horas, com a presença do Ministro da Defesa, o general do Exército, Fernando Azevedo e Silva. A programação inclui ainda a apresentação de projetos estratégicos de defesa, painel sobre internacionalização de empresas e atração de investimentos, discussão sobre o potencial da indústria de defesa brasileira e palestra sobre a economia do mar como instrumento de desenvolvimento do País.

A criação da SC Expo Defense é reflexo direto do trabalho do Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (COMDEFESA), criado pela FIESC em 2016 para aproximar a indústria catarinense das Forças Armadas e promover oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor. Em três anos já foram realizadas 59 reuniões entre setores industriais e órgãos militares. "Não existe defesa nacional sem a participação da indústria local", diz o presidente do COMDEFESA, Cesar Olsen.

Base Aérea Portões Abertos: No domingo, dia 29, em paralelo à Expo Defense será realizada a Base Aérea Portões Abertos, das 9h às 17h. No evento, que é gratuito e aberto ao público, haverá exposição de aeronaves civis, da Força Aérea e da Marinha, carros de combate do Exército e embarcações. Saiba mais aqui

A SC Expo Defense é realizada pelo CIESC e pela Base Aérea de Florianópolis, com patrocínio Esmeralda de SESI e SENAI; Ouro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), MACJee e RedTech Security; Prata do BRDE e Weg; Bronze da Altenburg, BNPetro Biofuel, Clemar Engenharia, Dígitro, Hydro, Librelato e Samaiait. Apoiam a iniciativa: Marinha, Exército, Aeronáutica, Ministério da Defesa, Governo Federal, FIESC, Comdefesa, Abimde, Simde, Sisdia, Acate, Certi, Sebrae, UFSC, Abimaq, STR Ferramentaria e Prefeitura de Florianópolis.

 

Veja aqui todas as notícias

FIESC e Fazenda avançam no diálogo sobre "PL do rescaldo"

Reunião na FIESC aborda demarcação de terras indígenas no Morro dos Cavalos

Seminário discute governança para investimentos estrangeiros

Conheça os cursos gratuitos para indústrias e sindicatos do setor

» Artigo: Agroindústria e produção orgânica

» Semana da Indústria do SIMMMEB tem 750 participantes

» Sintex reúne-se com deputados de SC

» Sinduscon e Sindimad discutem crescimento de Tubarão

» Iniciativa do Sinduscon Oeste é referência nacional

» Indústria calçadista apresenta inovações em feira

» Programa Aceleração de Pessoas atua pela formação de empreendedores

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun