Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 197  |  22.12 até 12.01.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Sistema FIESC incentiva uso de bicicleta por trabalhadores


Presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa, no lançamento do projeto (foto: Fernando Willadino)
Em meio às discussões sobre mobilidade urbana, formas alternativas de transporte ganham força. A tradicional bicicleta tem se tornado uma opção saudável e econômica para os trajetos de até cinco quilômetros. Um projeto desenvolvido pelo Sistema FIESC em parceria com a indústria está incentivando os trabalhadores a pedalar de casa para o trabalho, e com isso, receber os benefícios que a bike proporciona. Para dar o exemplo, a Federação presenteou a diretoria da entidade, neste final de ano com uma bicicleta produzida por uma indústria do estado.

Outra iniciativa é o projeto piloto, que está sendo desenvolvido pelo SESI. Chamado "Deslocamento ativo dos trabalhadores, com uso de bicicleta, na indústria", ele vai incentivar o uso da bicicleta. O foco é a mudança de comportamento relacionada ao deslocamento, e contará com ações informativas e educativas dentro das indústrias sobre o uso da bicicleta de forma segura, além de palestras com o tema meio ambiente.

Entre os benefícios do uso da bike estão agilidade no trânsito, menor exigência de infraestrutura para os estacionamentos, redução no custo do transporte e na manutenção, além de não emissão de gases poluentes ou geradores do efeito estufa.

As empresas brasileiras produzem e vendem cerca de 5 milhões de bicicletas por ano. Grande parte delas é utilizada por operários para locomoção ao trabalho. Apesar do número expressivo de bikes, o Brasil possui apenas 600 quilômetros de ciclovias. Atualmente, a frota nacional é a sexta maior do mundo com 75 milhões de bicicletas. Estima-se que 4% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Um levantamento, realizado pelo SESI/SC com base na região de atuação da entidade, mostra que em Blumenau 7,5% dos trabalhadores utilizam bicicletas para trabalhar, na Grande Florianópolis são 19,7%, em Jaraguá do Sul 24,4%, em Joinville 12,8%, em Lages 12,3%, no Meio Oeste 3,9%, no Oeste 4%, no Planalto Norte 10,5% e no Sul do estado 15,2%.

Veja aqui todas as notícias

SENAI firma parceria para instalar unidade em São Bento do Sul

Newsletter circula novamente no dia 12 de janeiro

Sistema FIESC entrega Prêmio de Jornalismo 2010

Confiança do industrial de SC tem queda em dezembro

Construtoras ampliam garantia de qualidade das obras

SENAI divulga lista de classificados para cursos

Estudante de SC classifica-se em concurso nacional de música

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais

FIESC

SENAI

SESI

IEL

E-Social





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun