Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 199  |  19.01 até 26.01.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Realidade aumentada vai ajudar alunos do SENAI


Tecnologia da realidade aumentada vai auxiliar alunos na compreensão de conteúdos (Foto: Diogo Honorato)
A partir de 2011 os alunos do SENAI de Santa Catarina terão a disposição o recurso de Realidade Aumentada para auxiliar na compreensão dos conteúdos. A tecnologia, aplicada ao universo educacional por profissionais do SENAI, mistura imagens reais com digitais e permite que os usuários visualizem e interajam com objetos tridimensionais, utilizando um computador com webcam e um código de ativação (QR code).

O princípio do sistema é o reconhecimento de uma imagem na folha de papel, feito através de uma webcam. A imagem captada é então exibida na tela do computador, juntamente com um objeto desenvolvido em 3D, com o diferencial da interação. No recurso desenvolvido pelo SENAI, por exemplo, é possível conhecer as diferentes partes do CPU de um computador, retirando ou colocando peças. Outro modelo simula o funcionamento de um motor, com a possibilidade de abri-lo e observá-lo por dentro com apenas alguns cliques.

O recurso didático foi desenvolvido para ser utilizado tanto nas aulas, auxiliando as explicações dos docentes, quanto pelos alunos, que podem revisar conteúdos com maior grau de compreensão. Serve também para ilustrar o que o olho humano não vê: no caso do motor, uma animação mostra a resultante da corrente elétrica.

Desenvolvido na unidade do SENAI em Tubarão, o recurso de Realidade Aumentada será apresentado para coordenadores de cursos e docentes do SENAI durante o ano. Eles serão sensibilizados sobre as possibilidades da tecnologia e orientados quanto ao uso. O projeto de desenvolvimento do produto foi financiado pelo Edital Pró-Pesquisa 2009/2010.

Tablets

Outra novidade tecnológica do SENAI para este ano é o uso de tablets (como iPad e Kindle) nas aulas da instituição. Um projeto piloto realizado com uma turma da cidade de Tubarão utiliza os equipamentos para facilitar o uso da Realidade Aumentada e virtualizar recursos educacionais (como apostilas adaptadas ao equipamento). A proposta foi uma das cinco selecionadas no final de 2010 pelo edital do Programa de Inovação com Tecnologias Educacionais, do departamento nacional do SENAI.

Veja aqui todas as notícias

SESI/SC faz mais de 1,1 milhão de atendimentos

Emprego na indústria de SC fecha 2010 com alta de 3,6%

Realidade aumentada vai ajudar alunos do SENAI

Setor metalmecânico fecha 2010 com crescimento

FIESC e trabalhadores debatem agenda de prioridades para 2011

Protetor de água chega ao mercado em 2011

Presidente da FIESC toma posse no conselho do Sebrae/SC

Projeto estrutura rede nacional de análises de alimentos

Trabalhadores de indústrias de Brusque concluem os estudos

Abertas inscrições para missão à feira de TI na Alemanha

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun