Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 199  |  19.01 até 26.01.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Projeto estrutura rede nacional de análises de alimentos
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) liberou cerca de R$ 11 milhões em recursos para estruturar a Rede Nacional de Análises de Alimentos (RENALI). A rede irá apoiar as micro, pequenas e médias empresas no atendimento às demandas de prestação de serviços de metrologia, normalização e avaliação de conformidade, buscando superar as exigências técnicas para poder ampliar a atuação no mercado e contribuir para o desenvolvimento do país.

As áreas que serão primeiramente trabalhadas pela rede são o controle de qualidade e a detecção de fraudes em produtos de origem animal e vegetal, como leite, carnes, bebidas, mel, cereais e amidos.

O projeto, que prevê a criação de laboratórios estruturados de acordo com as normas de qualidade da ISO, conta com o apoio de 14 entidades, além da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (CIENTEC), que irá coordenar e executar as atividades, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) que gerenciará os recursos.

A rede proporcionará à indústria de alimentos o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de dificuldades entre as instituições participantes, o que irá otimizar tempo e recursos do setor. A cooperação técnica, os laboratórios estruturados e a utilização de materiais de referência também permitirão atender grande parte das necessidades do segmento como resultados metrologicamente confiáveis tanto em nível nacional como internacional.

O projeto foi aprovado no âmbito do programa SIBRATEC (Sistema Brasileiro de Tecnologia), da FINEP. A iniciativa apoia atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para inovação em produtos e processos na área política industrial, tecnológica e comércio exterior.

As atividades iniciarão assim que os recursos forem repassados pelo órgão de fomento, previstos para o final de janeiro. 

Veja aqui todas as notícias

SESI/SC faz mais de 1,1 milhão de atendimentos

Emprego na indústria de SC fecha 2010 com alta de 3,6%

Realidade aumentada vai ajudar alunos do SENAI

Setor metalmecânico fecha 2010 com crescimento

FIESC e trabalhadores debatem agenda de prioridades para 2011

Protetor de água chega ao mercado em 2011

Presidente da FIESC toma posse no conselho do Sebrae/SC

Projeto estrutura rede nacional de análises de alimentos

Trabalhadores de indústrias de Brusque concluem os estudos

Abertas inscrições para missão à feira de TI na Alemanha

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun