Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 205  |  02.03 até 09.03.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Academia completa 10 anos com mais de 3,3 mil alunos atendidos
São mais de 3,3 mil pessoas que na última década deram um upgrade em suas carreiras na área de informática, ao frequentar os cursos da rede de academias Cisco vinculadas ao SENAI Florianópolis. Implantada no dia 25 de fevereiro de 2001, a academia é resultado de uma parceria com a maior fabricante mundial de equipamentos para redes de informática e "promove o crescimento profissional numa área que se expande e evolui continuamente, exigindo atualização constante", como afirma o diretor do SENAI Florianópolis, João Roberto Lorenzett. No início de 2011, a Academia Cisco recebeu investimentos que permitem ampliar e melhorar o atendimento de alunos.

A Academia Cisco do SENAI em Florianópolis tem o status de academia regional, o que lhe coloca na condição de coordenação de uma rede de 24 academias locais, 17 delas instaladas em outras unidades do SENAI de Santa Catarina e sete nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Amazonas.

Miguel Gustavo Naspolini Marques é um exemplo de profissional cuja carreira deslanchou depois de ter realizado o curso da Academia Cisco do SENAI em Florianópolis. Primeiro ele fez o curso CCNA (Cisco Certified Network Associate) e, depois, a prova da própria fabricante, que o habilitou como profissional certificado Cisco. "Com o curso e a certificação, minha carreira deslanchou", explica. Ele percebeu diferença até mesmo no tratamento dispensado pelos empregadores e clientes. Miguel se considera um profissional de alto padrão, tanto que costuma ser requerido em projetos em outros estados como São Paulo e Amazonas. Hoje analista sênior, ele recorda que logo na primeira semana de aulas obteve um emprego na área de redes. "O curso dá uma base teórica, uma fundamentação para o aluno, não é algo trivial. Além de acesso a laboratórios de ponta, o curso traz informações e conhecimentos difíceis de serem encontrados na literatura ou na internet".

O mercado em expansão e inovação exige constante aperfeiçoamento. "A informática tem uma demanda muito grande, às vezes as empresas estão buscando as pessoas mais capacitadas. Os profissionais precisam ser proativos e acompanhar as tendências de mercado. Eu, por exemplo, sou um profissional Cisco, mas tento acompanhar o que as outras empresas de tecnologia da informação estão fazendo e lançando", explica Miguel. Por isso, optou por subir mais um degrau na formação profissional e voltou ao SENAI Florianópolis para fazer o curso CCNP (Cisco Certified Network Professional), que representou "outra diferença exponencial e abriu várias portas". Ele já tem a prova para a certificação em CCNP agendada.

Um dos primeiros destaques entre os estudantes da Academia Cisco foi Paulo Violada, hoje coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do SENAI em Santa Catarina, e que foi o terceiro colocado na ocupação de Redes de Computadores do WorldSkills (o torneio internacional de formação profissional), na Finlândia, em 2005. Quem almeja alcançar ou superar esta marca é Clarisse de Farias Nesi, aluna do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do SENAI Florianópolis, que utiliza os laboratórios e tem uma disciplina na Academia Cisco. "A experiência tem sido ótima, pois estou aprendendo muito mais", explica. A estudante considera que a conquista de Paulo Violada aumenta sua responsabilidade, pois ela colocou como meta obter um resultado semelhante.

Os investimentos realizados no início deste ano aumentaram a capacidade de atendimento (agora para 70 alunos por turno). A academia recebeu o segundo laboratório e ampliou o já existente, além de promover melhorias nas três salas de aula. São oferecidos os cursos de IT Essentials (primeiro estágio, focado em montagem, manutenção de microcomputadores e redes locais), CCNA (com foco em instalação e configuração de redes locais e de longa distância), CCNA Security (com ênfase em segurança de ambientes de rede) e CCNP (o mais avançado, focado em instalação, configuração e manutenção de redes de dados avançada).

A Cisco Networking Academy surgiu em 1997 e já treinou 4 milhões de estudantes em 165 países. Em 2011, devem ser atendidos em torno de um milhão de alunos. Grande parte dos formados busca a certificação oficial da fabricante.

Veja aqui todas as notícias

Academia completa 10 anos com mais de 3,3 mil alunos atendidos

SESI avalia ergonomia na indústria de Santa Catarina

Setores da indústria começam a sentir desindustrialização

Capacitações aprimoram prática de estágio em SC

Empresários e parlamentares defendem ação pela BR 470

Seminário de inovação e sustentabilidade recebe trabalhos

FIESC tem inscrições abertas para missões empresariais

Trabalhadores já podem se inscrever para o SESI Verão

Oficinas buscam profissionalização de sindicatos

FIESC lança Agenda Legislativa 2011

SENAI oferece pós-graduação em cinco regiões de SC

IEL está com inscrições abertas para cursos EAD

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun