Newsletter Semanal do Sistema FIESC  |  nº 205  |  02.03 até 09.03.2011  |  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Empresários e parlamentares defendem ação pela BR 470


Presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa e presidente da Assembléia, Gelson Merisio, no evento de apresentação do estudo sobre BR-470. (Foto: Fernando Willadino)

Deputados estaduais e federais presentes à reunião de apresentação da proposta da FIESC para antecipar o início da duplicação da BR 470 defenderam na noite de quinta-feira (24) a união dos parlamentares, do setor empresarial e das demais entidades organizadas da sociedade para garantir a obra, fundamental na interligação do interior do estado ao litoral catarinense.

Durante a apresentação do estudo, o engenheiro Ricardo Saporiti, autor do trabalho, informou que, ao contrário do que foi informado pelo DNIT, o projeto para duplicação do trecho entre Navegantes e o acesso de Timbó/Indaial, só deverá ficará pronto em 2012, para só então iniciar o processo de licitação para a obra propriamente dita. "As informações que temos são de que ainda há serviços fundamentais para que o projeto possa ser aprovado pelos órgãos ambientais e que por isso o projeto só estará disponível no início de 2012", afirmou. Saporiti lembrou que o novo projeto do DNIT sobrepõe outro projeto de 2003, já disponível, e que precisa apenas de pequenas adequações para que possa ter as obras licitadas entre Blumenau e Navegantes, que é o trecho mais crítico da obra. E explicou que é por isso que FIESC defende a realização da obra em três etapas.

O deputado Esperidião Amin afirmou que as questões postas no estudo da Federação são tecnicamente irrefutáveis. "Por isso darei suporte político, pois é o mais racional", afirmou.

O presidente da Assembleia, deputado Gelson Merísio, disse que a Casa é parceira da Federação para que Santa Catarina resolva este "grande gargalo" e o deputado Jean Kuhlmann ressaltou que foi criado fórum permanente integrado por um deputado de cada partido na Assembleia para acompanhar a questão. "Estamos convidando os senadores, os deputados federais, a FIESC e as demais entidades organizadas da sociedade para que participem", afirmou.

O presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, destacou a importância do envolvimento dos parlamentares. "O trabalho que temos pela frente não é da FIESC, mas de todos nós. Os parlamentares serão protagonistas, pois teremos que envolver toda a sociedade. E nosso partido precisa ser Santa Catarina", disse.

Em seu pronunciamento, Amin informou que vai pedir ao Tribunal de Contas da União que avalie a questão do pedágio no trecho Norte da BR-101, já que Santa Catarina possui cinco praças de pedágio, mas as obras estão aquém da expectativa. "E no caso da BR 101 Sul, o trabalho de acompanhamento realizado pela FIESC precisa se transformar num movimento de pressão permanente, com reuniões mensais", disse.

O 1º vice-presidente da FIESC, Glauco José Côrte apresentou a Agenda Legislativa 2011 da FIESC, com os projetos de lei mais importantes para o setor industrial.

Além de empresários do setor industrial, participaram da reunião ou enviaram representantes, os deputados estaduais Dirceu Dresch, Elizeu Mattos, Gelson Merisio, Gilmar Knaesel, Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann, Jorge Teixeira, José Milton Scheeffer, José Nei Ascari, Marcos Vieira, Renato Hinnig, Romildo Titon, Silvio Dreveck e Valmir Comin. Dos deputados federais estiveram presentes ou se fizeram representar Décio Lima, Edinho Bez, Esperidião Amin, Jorginho Mello, Luci Choinacki, Marco Tebaldi, Paulo Bornhausen, Ronaldo Benedet e Odacir Zonta.

Veja aqui todas as notícias

Academia completa 10 anos com mais de 3,3 mil alunos atendidos

SESI avalia ergonomia na indústria de Santa Catarina

Setores da indústria começam a sentir desindustrialização

Capacitações aprimoram prática de estágio em SC

Empresários e parlamentares defendem ação pela BR 470

Seminário de inovação e sustentabilidade recebe trabalhos

FIESC tem inscrições abertas para missões empresariais

Trabalhadores já podem se inscrever para o SESI Verão

Oficinas buscam profissionalização de sindicatos

FIESC lança Agenda Legislativa 2011

SENAI oferece pós-graduação em cinco regiões de SC

IEL está com inscrições abertas para cursos EAD

Facebook Twitter Linkedin Flickr

Observatório

Indústria e competitividade

Guia da Indústria FIESC

Saiba mais





Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina

Departamento Regional - Fone 48 3231 4100

Rod. Admar Gonzaga 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001

Gerência de Comunicação

Institucional:Elmar Meurer

Edição:Filipe Scotti e Dâmi Radin

Reportagem:Dâmi Radin, Elida Ruivo, Ivonei
Fazzioni e Gabrielle Bittelbrun